Notícias
SPU e Ipea fazem parceria para projeto de regularização na Amazônia
Projeto piloto deve registrar e avaliar ações de inclusão socioterritorial e de regularização fundiária
Brasília, 20/12/2012 – A Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento (SPU/MP), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lançou chamada pública para selecionar pesquisadores para o projeto piloto “Observatório da Função Socioambiental do Patrimônio da União na Amazônia. A seleção foi aberta na última terça-feira (18).
Foto: SPU/ Divulgação
O objetivo é registrar e avaliar experiências de ações de inclusão socioterritorial e regularização fundiária na Amazônia Legal, prioridade da SPU desde 2004. Grande parte das comunidades tradicionais ribeirinhas agroextrativistas vivem em áreas pertencentes à União.
Segundo a coordenadora-geral da Amazônia Legal, Patrícia de Menezes Cardoso, a parceria SPU/Ipea é importante para "fortalecer as políticas públicas de regularização fundiária de povos e comunidades tradicionais da Amazônia, ao mesmo tempo que proporcionará a produção de conhecimento sobre experiência inovadora de efetivação da função socioambiental do Patrimônio da União".
Os candidatos interessados devem cadastrar seus currículos no Sistema de Cadastro de Bolsista , na página do IPEA até o dia 17 de janeiro de 2013.
Para mais informações clique aqui ou acesse www.ipea.gov.br e no menu a direita clique em chamadas públicas, PROMOB, Processos seletivos abertos 2012.
AS BOLSAS
São seis bolsas de pesquisa com duração prevista de 12 meses, duas destinadas à realização de trabalhos em Brasília (DF) e quatro para Belém (PA). Os requisitos necessários para candidatura as bolsas estão descritos na Chamada Pública IPEA/PNPD nº 134/ 2012.