Notícias
SPU cede imóvel para abrigar famílias em Rio Branco
Rio Branco, 5/3/2012 – A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), sensibilizada com a situação das famílias atingidas com a cheia do Rio Acre, colocou à disposição das autoridades locais a área do Parque de Exposições Marechal Castello Branco, para receber os desalojados pela enchente. Nos galpões do parque estão alojadas cerca de 500 famílias.
A área cedida localiza-se na Rodovia AC 40 e é composta por vários galpões e espaços para shows, onde é realizada anualmente a Expoacre. O imóvel está em processo de cessão definitiva para o Governo do Estado.
Além de ceder o espaço para a população desabrigada, a Superintendência do Patrimônio da União no Acre também realizou mutirão para ajudar no transporte dos pertences das famílias alagadas tanto para o parque quanto para os demais abrigos públicos.
“Nos sensibilizamos com a situação das pessoas e, como fazemos em todos os anos que têm cheia, oferecemos um abrigo àqueles que ficaram temporariamente sem casa, disse o superintendente substituto, Sebastião José Araújo de Oliveira.
O Acre sofre com a maior cheia das últimas décadas. As enchentes atingiram mais de 100 mil pessoas em todo o estado e deixaram cerca de sete mil famílias em abrigos públicos, além de milhares de famílias que estão na casa de amigos ou familiares.
Os municípios de Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil e Sena Madureira são os mais afetados com a fúria da água.
O nível do Rio Acre já começou a baixar. Segundo o boletim pela prefeitura de Rio Branco divulgado no final de semana, o nível da água está em 13,68 metros, pouco abaixo da cota de transbordamento, que é 14m. Mas a informação da Defesa Civil Municipal de Rio Branco é de que as famílias que estão em alojamentos só retornarão para casa quando o nível do rio atingir um patamar abaixo da cota de alerta, que é de 13,26 metros.
Jesus Galvão de F. Lima, Monitor de Comunicação SPU/AC.