Notícias
Planejamento cede terras para assentamentos rurais no Acre
Brasília, 25/08/2008 – A Gerência Regional do Patrimônio da União no Acre (GRPU/AC), órgão do Ministério do Planejamento transferiu na semana passada a jurisdição de dois grandes terrenos para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Totalizando mais de 2,1 milhões de m², os terrenos serão destinados a assentamentos do Incra que beneficiarão famílias rurais de baixa renda. O termo de transferência foi assinado na manhã da última quarta-feira, 20 de agosto.
Um dos terrenos fica na capital, Rio Branco, e tem área de 1,2 milhões de m². A terra já era ocupada por cinco famílias, mas de maneira irregular. Com a transferência ao Incra poderá ser feito o correto assentamento das famílias no local, bem como a ocupação por outras famílias carentes devidamente cadastradas pelo órgão.
O segundo terreno tem cerda de 900 mil m² e se situa em Plácido de Castro, região que fica a 100km da capital. Lá está em desenvolvimento o projeto de assentamento rural Padre Peixoto que beneficiará 14 famílias já selecionadas, também com possibilidade de extensão para outras pessoas cadastradas.
O gerente regional do Patrimônio da União no Acre, Glenilson Araújo, afirmou que se tratam de áreas rurais, nas quais o Incra já desenvolvia projetos. Agora, com a posse dos terrenos, as famílias do local poderão praticar a agricultura de subsistência que culminará em melhor qualidade de vida.
A transferência, autorizada através da portaria nº 240, foi assinada na sede da GRPU/AC, pelo gerente regional do Patrimônio da União e pelo superintendente do Incra, Carlos Augusto.