Notícias
Assinatura do termo de cessão será nesta quarta (24), às 10h, no Bloco A da Esplanada dos Ministérios
Em ato inédito, governo concede terra para comunidade cigana no DF
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (Semidh) assinam nesta quarta-feira (24), às 10h, no auditório do subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, termo de cessão de imóvel para abrigar os ciganos da etnia Calon. Este modelo de cessão de área a um ente federado (GDF), para administração de área com o objetivo atendimento a comunidade cigana, é inédito no país.
Serão cedidas duas glebas que integram a área da antiga fazenda Sálvia, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho, cidade do DF localizada a cerca de 20 km do Plano Piloto – a primeira de 2,2 hectares, ocupada por 87 pessoas, e a segunda, de 3,5 hectares, com mais 70 pessoas, todas de origem cigana.
Os Calon começaram a se estabelecer no local a partir de 2009 e, desde então, lutam pelo direito à terra e por melhores condições de vida. A comunidade, que enfrenta várias formas de discriminação, sobrevive por meio de criação de porcos e galinhas e cultivo de milho, mandioca e feijão, além de manter as suas tradições culturais de dança e música.
A cessão da terra faz parte da preocupação dos governos de Brasília e federal de garantir a preservação da cultura e hábitos de populações tradicionais que vivem no território brasileiro e sofrem algum tipo de preconceito.
Estarão presentes no ato a secretária nacional do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes, o superintendente regional da SPU no DF, Sergio Gonçalves, a secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) do DF, Marise Nogueira, representando o governo de Brasília, a deputada federal Erika Kokay, além de integrantes da Associação da Comunidade da Etnia Calon no DF (ACE-DF).