Notícias
GOVERNO DO BRASIL NA RUA
MGI leva serviços do GOV.BR a Florianópolis e Porto Alegre e realiza mais de 130 atendimentos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou das edições realizadas em Florianópolis (SC), no dia 18 de junho, e em Porto Alegre (RS), no dia 19, que encerraram o ciclo recente de ações do Governo do Brasil na Rua na Região Sul. As atividades ocorreram na Arena Floripa e na Praça da Alfândega, respectivamente, reunindo diversos serviços federais. Ao todo, o MGI realizou 135 atendimentos — 80 na capital catarinense e 55 na capital gaúcha — com foco em serviços relacionados à conta GOV.BR.
Durante os eventos, a equipe do ministério auxiliou a população em demandas como acesso à conta, recuperação de senha e aumento do nível de confiabilidade do cadastro. Esses serviços são essenciais para liberar funcionalidades mais avançadas da plataforma e permitir o uso completo dos serviços públicos digitais.
Com a conta GOV.BR, o cidadão acessa os serviços digitais do governo federal em um único ambiente. É possível utilizar centenas de serviços, assinar documentos eletronicamente e resolver demandas sem precisar se deslocar até unidades presenciais.
A atuação do MGI nas edições do programa contribui para ampliar o uso da plataforma e reduzir barreiras de acesso, especialmente para pessoas com dificuldades no uso de ferramentas digitais.
Para o coordenador-geral de Controle e Atendimento de Pessoal, da Diretoria de Gestão de Pessoas do MGI, Rudson Pereira, a presença do Estado nos territórios fortalece a relação com a população e amplia o acesso aos serviços públicos. “Quando conseguimos levar o Estado para mais perto da população, quebrando barreiras e criando espaços de confiança, mostramos que a administração pública pode ser acessível, resolutiva e transformadora. O atendimento humanizado faz diferença e ajuda a facilitar a vida do cidadão”, afirma.
Governo do Brasil na Rua aproxima serviços da população
O Governo do Brasil na Rua é uma iniciativa coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República que leva serviços públicos diretamente à população, em diferentes regiões do país. A ação reúne órgãos federais, estaduais e municipais em um mesmo espaço, com oferta de atendimentos gratuitos e orientação ao cidadão.
As edições têm como objetivo facilitar o acesso a políticas públicas, promover inclusão social e ampliar o alcance dos serviços governamentais, especialmente para públicos em situação de vulnerabilidade.
Novas edições do programa estão previstas para diferentes cidades brasileiras, ampliando a presença do governo federal nos territórios e fortalecendo o acesso da população aos serviços públicos.