Notícias
PACTO FEDERATIVO
Tocantins avança na modernização da gestão pública com adesão ao PNGI
Governo de Tocantins celebra adesão ao PNGI. Foto: Jhonathan Braga
Aprimorar a gestão pública, promover a inovação e entregar serviços mais eficientes ao cidadão: esse é o objetivo do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que acabou de ganhar mais um parceiro. O governo de Tocantins celebrou, nesta sexta-feira (27/6), a adesão ao programa, durante evento de regularização fundiária realizado na cidade de Araguatins (TO). O ato contou com a presença da ministra Esther Dweck e do governador Wanderlei Barbosa.
Com a adesão, o estado passa a contar com um conjunto de serviços disponíveis no Catálogo de Soluções Federativas, já testadas e utilizadas pelo governo federal. As soluções ofertadas são voltadas a ações que incluem melhoria da gestão, uso inteligente de recursos públicos e à digitalização de serviços. Cada ente participante recebe apoio técnico do MGI para elaborar um plano de trabalho e implementar as soluções prioritárias de acordo com suas necessidades locais.
“A adesão de Tocantins reforça o espírito colaborativo que inspira o PNGI: compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, comemora a ministra do MGI, Esther Dweck.
A Secretaria da Administração do Tocantins será a responsável por coordenar as ações do programa, com apoio direto de um gerente técnico designado pelo Ministério. Nos próximos dois anos, o estado terá suporte para implementar soluções como o Login Único do GOV.BR, a Prova de Vida Digital, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Transferegov.br, além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias. Essas soluções contribuem para ampliar a digitalização de processos, qualificar servidores e oferecer um atendimento mais ágil e eficiente à população.
Inovação compartilhada
A adesão de Tocantins reforça o espírito colaborativo que inspira o PNGI: compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população. Com apoio técnico, plano de trabalho estruturado e compromisso federativo, os estados ganham ferramentas para transformar a gestão pública de dentro para fora - com mais eficiência, mais inovação e mais cidadania.