Notícias
Transformação Digital
ProPEN é destaque no lançamento da Estratégia Sergipe Digital para Todos
Crédito: Sergipe Digital-Secom-Eick O'Hara
O Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, foi um dos destaques no lançamento da Estratégia Sergipe Digital para Todos, realizado nesta quarta (21/1), pelo Governo de Sergipe. A iniciativa tem como meta tornar o estado 100% digital até 2030, promovendo eficiência administrativa, inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável.
Durante o evento a coordenadora-geral de Implantação de Soluções de Processo Eletrônico da Secretaria de Gestão e Inovação do MGI, Mariana Meirelles, destacou o alinhamento da estratégia sergipana com as diretrizes nacionais de governo digital e a importância da atuação em rede com estados e municípios.
“O estado de Sergipe é um parceiro sólido do MGI. Temos parcerias pactuadas no âmbito do Programa Nacional de Gestão e Inovação e também do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), na implantação não só do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mas, também, futuramente, de todas as outras soluções que o ministério disponibiliza. E quando a gente entende que a cooperação, a troca de experiência, a sinergia também é um processo de inovação, faz muito sentido pensar em cooperação federativa porque a gente aprende em rede também e a gente transforma em rede. Pois o nosso objetivo é comum: oferecer melhores serviços para os cidadãos”, defendeu.
O evento aconteceu na capital do estado, Aracajú, e contou com a presença do Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, do secretário Especial do Planejamento, Orçamento e Inovação do estado, Julio Filgueira, do presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Braúlio Abreu, e gestores estaduais com atuação na área de governança digital.
Rede ProPEN
Sergipe aderiu ao ProPEN em abril do ano passado e tem como meta implantar o sistema em todo o governo estadual até dezembro de 2026, quando também está prevista a substituição do atual sistema E-Doc. Com a adesão, o estado passou a integrar a Rede ProPEN, que reúne 16 estados, o Distrito Federal, quatro capitais e mais de 245 municípios que utilizam soluções de processo eletrônico distribuídas pelos governos estaduais.
Em outubro de 2025, gestores do governo de Sergipe participaram do III Encontro da Rede ProPEN, ocasião em que conheceram outras soluções de processo eletrônico do MGI, além do SEI, disponíveis com a adesão ao Programa.
Sobre o programa
Instituído pelo Decreto nº 11.946/2024, o ProPEN tem como objetivo promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, por meio de um conjunto de ações compartilhadas para viabilizar a implantação das soluções que compõem o Processo Eletrônico Nacional (PEN).
IV Encontro da Rede ProPEN
Estão abertas as inscrições para o IV Encontro da Rede ProPEN, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O evento ocorrerá em Florianópolis (SC), nos dias 5 e 6 de março, e tem como objetivo reunir gestores de todo o país para debater estratégias de ampliação do processo eletrônico e fortalecer a cooperação federativa na transformação digital dos serviços públicos.
O Encontro da Rede ProPEN é voltado a agentes públicos dos governos estaduais e municipais interessados ou que integram o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do MGI, e atuam na gestão de soluções como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a plataforma Tramita GOV.BR, além de parceiros na área.
Com informações do Governo de Sergipe
Fotos: Sergipe Digital-Secom-Eick O’Hara