Notícias
III Encontro da Rede ProPEN
Rede do ProPEN economiza papel e já reúne 14 estados e o Distrito Federal
Com pouco mais de um ano e meio de existência, o ProPEN já reúne 14 estados e o Distrito Federal como integrantes formais. A rede também já conta com a adesão de quatro capitais e cerca de 230 municípios que utilizam soluções de processo eletrônico ofertadas pelo governo federal.
No total, como resultado do uso do SEI por meio da adesão ao ProPEN, 53,5 milhões de processos eletrônico já foram criados, gerando uma economia de mais de 45 bilhões de folhas de papel não utilizadas. Com isso, estima-se que 4,53 milhões de árvores foram preservadas e mais de 452 bilhões de litros de água deixaram de ser usados na produção de papel.
Os ganhos ambientais e de eficiência gerados pelo ProPEN foram destaque na apresentação da diretora de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Seges, Priscila Cabral, que ressaltou o avanço do programa e seu papel estratégico na transformação digital do Estado brasileiro, durante o III Encontro da Rede do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“Temos 22 estados que entenderam a importância do ProPEN para a sua transformação digital. E os resultados refletem também nessa pauta de sustentabilidade. O ProPEN tem esse propósito, com a transformação digital unindo todas as nossas frentes, seja o governo federal, estadual e municipal. O que a gente quer é que o serviço público chegue ao cidadão. Esse é o nosso compromisso com a criação do ProPEN”, afirmou.
No primeiro dia do III Encontro da Rede ProPEN, ocorrido nesta quarta-feira (22/10), a programação das atividades contou ainda com o anúncio de novidades referentes aos módulos Peticionamento e Pesquisa Pública do SEI e as evoluções do Tramita GOV.BR.
Sobre o ProPEN
Lançado pelo MGI em março de 2024, a partir da publicação do Decreto nº 11.946/24, o ProPEN oferece soluções digitais para que estados e municípios adotem o processo eletrônico, apoiando a transformação digital no serviço público brasileiro.
O ProPEN é um dos pilares da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) e tem como missão promover a digitalização de processos administrativos em todo o território brasileiro. Após aderirem ao programa, os estados recebem orientações estratégicas e acesso às ferramentas que fazem parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), como o SEI. A partir do acordo de adesão, cada estado estrutura programas e planos de implantação para distribuir as soluções para seus municípios.
Na página do ProPEN é possível obter mais informações sobre a iniciativa e o passo a passo de como aderir ao programa.