Notícias
PEN fala sobre boas práticas na gestão de processos no SEI em capacitação para servidores no Maranhão
Pedro Moreira, diretor substituto da DTGES, citou as boas práticas no SEI durante o evento. Foto: Equipe de Gestão do SEI
Nesta quarta-feira (2/4), equipe do Processo Eletrônico Nacional (PEN), da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) participou da segunda edição do evento técnico “Descomplicando a Gestão do SEI”, voltado para a capacitação de servidores do governo do Maranhão. A iniciativa teve como foco aprimorar a gestão documental e otimizar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no estado.
O evento reuniu especialistas para debater temas relacionados ao SEI. Na ocasião, Pedro Moreira, diretor de Informação, Serviços e Sistemas de Gestão (Dtges) da Seges/MGI, responsável pelas soluções do PEN, abordou boas práticas para a gestão do processo eletrônico e as hipóteses legais de restrição de acesso a informações no SEI e tirou dúvidas dos participantes.
“A correta aplicação das hipóteses legais de restrição de acesso no SEI garante o equilíbrio entre transparência e proteção de informações sensíveis, fortalecendo a governança pública e a confiança da sociedade na Administração. Transparência é ato vinculado, não é ato discricionário”, explicou Pedro.
A servidora Cristiane Gaspar, da Universidade Estadual do Maranhão, citou um exemplo e reforçou a importância das boas práticas citadas na apresentação do PEN. "Eu vibrei com essas situações que você acabou de falar porque pensamos em criar uma portaria normativa para a universidade justamente relatando esses pontos de reabertura de processos e processos abertos nas unidades", explicou. Cristiana lembrou de um caso em que outra unidade abriu um processo arquivado e adicionou vários outros documentos. "A unidade deu prosseguimento e nem leu nem o que estava acima. E isso atrapalha muito, traz muitos conflitos e a gestão de documentos agradece se vocês seguirem essas dicas de boas práticas", concluiu.
O evento contou ainda com a participação de Helano Medeiros, delegado da Polícia Federal e professor de Direito, e Bruno Braga, especialista em Analytics para gestão de qualidade e produtividade, que também abordaram os fundamentos legais da publicidade dos atos no SEI, além do fluxo e da gestão de processos.
O MGI, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é responsável pela evolução e distribuição do SEI para órgãos da Administração Pública Federal, além de estados, Distrito Federal e municípios.
Compatilhamento de experiências
Além da capacitação, o evento incentivou a troca de experiências entre os participantes, promovendo maior cooperação entre diferentes setores governamentais. Segundo os organizadores, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a modernização administrativa e a transparência na gestão documental.
Com uma abordagem prática e dinâmica, a II Edição do “Descomplicando a Gestão do SEI” visa consolidar o uso eficiente do sistema, garantindo mais agilidade, organização e eficácia nos processos administrativos do Maranhão. O evento foi realizado pela Secretaria de Administração do Estado do Maranhão (SEAD).
Confira a apresentação completa que foi transmitida no YouTube
Acompanhe a palestra do PEN a partir de 1h40.
*Com informações da Universidade Estadual do Maranhão