Notícias
SEI
Ministério da Gestão lança versão 4.1.5 do SEI com melhorias e novas funcionalidades
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou uma nova versão do SEI, a 4.1.5 MGI, para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. A atualização também pode ser utilizada por estados, municípios e pelo Distrito Federal que adotaram o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) por meio de adesão ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN).
Órgãos e entidades que utilizam as versões 4.0.12.15 e 4.1.x do sistema já podem instalar a nova SEI 4.1.5 MGI.
É importante destacar que se trata de uma versão intermediária, nos termos da Cláusula 7.2 do ACT 458/2023, e que sua instalação é expressamente recomendada a todos os órgãos que utilizam a versão 4.0.12.15 disponibilizada pelo MGI em 2023.
A partir da atualização, esses órgãos voltam a estar aderentes ao controle de versionamento original do SEI, de apenas 3 dígitos e, com isso, poderão realizar a atualização para a versão 5.0 do SEI, lançada em dezembro de 2024, sem quaisquer dificuldades. A versão 5.0 do SEI, estará disponível no repositório do PEN em breve, tão logo sejam finalizados os últimos testes de compatibilidade com nossas demais soluções.
Destaques da atualização
A versão 4.1 do SEI traz melhorias significativas para a experiência dos usuários do sistema, como a funcionalidade de Plano de Trabalho, que permite definir previamente etapas e documentos que devem constar em processos. Além disso, apresenta a visualização do Painel de Controle, que traz uma nova maneira de organizar os processos nas unidades, a customização da pesquisa para incluir apenas resultados de órgãos específicos e o tratamento de processos prioritários, dentre diversas outras melhorias.
A nova versão também inclui funcionalidades nativas de gestão documental, criadas a partir do referencial técnico do Modelo de Requisitos para Sistema Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário, o MOREQ-JUS. O Processo Eletrônico Nacional recomenda, no entanto, a utilização do Módulo de Gestão Documental do PEN, recém-lançado, que foi desenvolvido com base nos requisitos do E-Arq Brasil, nas Resoluções do CONARQ e demais normativos federais da área, para gestão do ciclo de vida dos documentos do sistema.Confira a gravação do lançamento do Módulo Gestão Documental no Youtube, no link - https://www.youtube.com/live/xUaCelQZBqQ.
A versão 4.1.5 MGI, por sua vez, inclui melhorias como a correção de erros de ordenação em alguns casos, no banco de dados MS SQLServer, e adiciona elementos necessários para a utilização do módulo de assinatura avançada, além de todas as melhorias incluídas nas versões 4.1 anteriormente disponibilizadas pelo TRF4.
A lista completa das atualizações está disponível no repositório do SEI no Github, que pode ser acessado por meio de solicitação de adesão ao PEN, para órgãos da Administração Pública Federal, ou ao ProPEN, para estados, municípios e o DF.
O SEI!
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é a solução oficial do Governo Federal para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida gratuitamente para instituições públicas desde 2013, com o objetivo de promover a eficiência administrativa. Com o lançamento do ProPEN, estados e municípios agora podem dispor desta importante solução em processos administrativos.