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Modelo de plano de comunicação

Como fazer um planejamento de comunicação para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) e soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Conheça a sugestão de plano de comunicação da Jornada de implantação das soluções do PEN.
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Publicado em 07/11/2023 10h26 Atualizado em 28/07/2025 15h52

Comunique sempre - plano de comunicação

A comunicação é uma etapa importante na implantação das soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e, em especial, do Sistema Eletrônico e Informações (SEI!). Nossa sugestão é planejar a comunicação em duas frentes:

Comunicação interna
Responsável por disseminar adoção do sistema para servidores e colaboradores da organização

A divulgação interna deve fazer parte do Plano de Comunicação e é uma etapa muito importante dentro da fase de implantação das soluções do Processo Eletrônico Nacional como o Sistema Eletrônico de Informações -SEI!, pois o sistema promove uma mudança de cultura e hábitos na rotina dos servidores que vão utilizar o sistema.

Antes de divulgar para o público externo, por meio de notícias e eventos, é importante envolver, informar, sensibilizar e motivar o público interno (gestores, servidores e colaboradores do órgão/entidade/instituição) para buscar apoio de todos nesse processo de implantação e adaptação.

Comunicação externa
Fase de divulgação da mudança para a sociedade e parceiros externos

A divulgação externa deve estar prevista no Plano de Comunicação e é o momento de divulgar a mudança para a sociedade e para os parceiros e usuários externos que também terão acesso aos sistemas e soluções do Processo Eletrônico Nacional.

Podem fazer parte da divulgação externa:

  • Publicação de release para a imprensa;
  • Notícias no site institucional e nas redes sociais;
  • Eventos ou webinários de lançamento;
  • Publicação de informações sobre o sistema e links de acesso para usuários internos e externos com demais orientações no portal institucional.


Uma boa campanha de comunicação garantirá que a mudança seja bem recebida por todos. Para ajudar as equipes responsáveis por essa etapa, separamos algumas orientações e sugestões para iniciar um planejamento de comunicação.

A divulgação externa deve estar prevista no Plano de Comunicação e é o momento de divulgar a mudança para a sociedade e para os parceiros e usuários externos que também terão acesso aos sistemas e soluções do Processo Eletrônico Nacional.

Podem fazer parte da divulgação externa:

  • Publicação de release para a imprensa;
  • Notícias no site institucional e nas redes sociais;
  • Eventos ou webinários de lançamento;
  • Publicação de informações sobre o sistema e links de acesso para usuários internos e externos com demais orientações no portal institucional.

ARTES E BANNERS

Disponibilizamos também modelos de banners (editáveis) em diferentes formatos. Baixe aqui as artes, fontes e os elementos visuais com as logos do SEI e do MGI para compor novas artes que vão auxiliar a divulgação do SEI no seu órgão/entidade.


MODELO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO

Sugestão com etapas e ações que podem ser adotadas para planejar a comunicação interna e externa:

 

Como 

Exemplo 

Objetivo 

Liste os principais objetivos da comunicação interna. Eles devem ser específicos, mensuráveis e alinhados aos objetivos gerais da empresa 

O objetivo é apresentar o novo sistema ou solução, com suas vantagens e ferramentas, para os servidores, colaboradores, funcionários e cidadãos, por meio de campanhas de comunicação interna e externa. 

Público-Alvo 

Identifique os diferentes grupos de colaboradores que serão alcançados pela comunicação interna e externa 

Comunicação Interna: Servidores, funcionários, colaboradores, estagiários que serão impactados com a implantação da nova solução. 
 
Comunicação externa: Servidores de outros órgãos ou entidades, cidadãos e empresas que serão impactados com a mudança. 
 

Mensagens-chave 

Enumere as mensagens-chave que você deseja transmitir aos colaboradores para atingir os objetivos definidos. 

“Conheça o Sistema Eletrônico de Informações, SEI!” 
“O que é o SEI, vantagens e benefícios para quem vai utilizar o sistema?” 
“O que muda/mudou com o SEI” 
“Capacite-se: conheça os cursos e treinamentos do SEI!” 
 

Canais de comunicação 

Liste os canais de comunicação que serão utilizados para transmitir as mensagens. Isso pode incluir e-mails, intranet, murais, reuniões, etc. 

  • Intranet (por meio de notícias, vídeos, banners digitais, pop-up; podcast); 

  • E-mail institucional (newsletter, e-mail mkt); 

  • Mídia Indoor como: televisões nos elevadores, corredores e cartazes em murais dentro da instituição. Nesse caso, dar preferência sempre a comunicados digitais, pois o SEI traz essa proposta de economia de papel com o uso do sistema eletrônico 

  • Listas de transmissão, grupos e comunidades fechadas e internas das equipes em chats no Microsoft Teams ou aplicativos de bate-papo; 

  • Fundo de tela dos computadores dos servidores ligados na rede da instituição; 

  • Incluir a campanha em reuniões, palestras, eventos internos e capacitações; 
     
     

Cronograma 

Defina um cronograma simples com as datas em que cada ação de comunicação será realizada. Isso pode ser dividido em semanas ou meses. 

O cronograma de divulgações deve estar alinhado ao cronograma de implantação para que os comunicados e ações atinjam os objetivos esperados em cada fase e com cada público-alvo definido.  
 

  • Semana 1 
    Comunicação interna antes da implantação. Apresentação do sistema ao público interno com notícia na intranet, banner e envio de e-mail. 

  • Semana 2 
    Comunicação interna sobre capacitação. Envio de notícia na intranet e e-mail, mensagem nos grupos internos com as datas e horários de capacitação e quem deve fazer. 

  • Semana 3 
    Comunicação interna sobre a virada de chave (Aviso sobre data que o sistema começará a ser utilizado). Envio de comunicado, banner, pop-up, mensagem na intranet, portal, grupos e por e-mail para o público interno e externo que será afetado diretamente com a mudança. 

  • Semana 4:  
    Comunicação externa: Notícia no portal, release para a imprensa (se for o caso) e divulgação em portais parceiros sobre o novo sistema, benefícios, vantagens, funcionamento, acesso, etc. 

 

Conteúdo e formato 

Indique o tipo de conteúdo e formato que será utilizado em cada canal. Por exemplo, se será um e-mail com texto ou um pôster visual. 

Identidade Visual 
Disponibilizamos a logo padrão do SEI com a identidade visual do projeto para inclusão do nome do órgão/entidade/instituição em vários formatos. 
 
Exemplos de assuntos que podem ser abordados em diferentes fases da campanha: 
 
FASE 1 - Sensibilização, capacitação e mobilização do público interno 
Abordar: O que é o SEI, vantagens e benefícios para quem vai utilizar o sistema? 
 
Objetivo: Informar possíveis mudanças que podem ocorrer no acesso ao sistema; login e senha; capacitação (datas e formato); além de alinhar os objetivos e expectativas. As campanhas ajudam a reduzir a resistência à mudança de cultura e hábitos que podem existir, principalmente na implantação do SEI, que rompe com o uso do papel e substitui pelos processos eletrônicos que serão criados, gerados e enviados pelo SEI. 
 
FASE 2 – Virada de chave (Lançamento/dia de implantação) 
Abordar: Lançamento ou início do funcionamento do sistema. Dia D para que todos estejam preparados para utilizar o SEI, sem surpresas. 
 
FASE 3 - Consolidação e multiplicação 
É hora de comunicar para o público externo repetindo informações da fase 1, mas agora para o cidadão e usuários externos do SEI. Falar o que é e para que serve o novo sistema, benefícios para a gestão, para o serviço público e para o cidadão e orientações de como utilizar. Aqui entram divulgações em meios de comunicação abertos ao público como o Portal Institucional com uma página interna com link de acesso para o sistema tanto para o público interno, quanto para o público externo; e divulgações nas redes sociais, por exemplo. 
 
FASE 4 - Foco na mudança! Primeiros resultados 
Abordar: Depoimentos dos primeiros servidores e colaboradores a participar da capacitação ou dos usuários de setores que sofreram mais impacto como gestores de protocolo; líderes participaram do processo de implantação da solução. Comunicação mais interna, de engajamento e fortalecimento do uso do SEI. 
 

Responsáveis 

Atribua responsabilidades claras para cada ação de comunicação, especificando quem será o responsável por executá-la 

Exemplo: 

  • Assessoria de comunicação: Plano de comunicação/ campanhas 

  • Comunicação Interna: Conteúdos e envio dos e-mails 

  • Departamento de RH: capacitação dos multiplicadores e demais servidores  

 

Ações de comunicação 

Liste as ações específicas que serão realizadas, associando cada ação ao objetivo correspondente, público-alvo, mensagem-chave e canal de comunicação. 

 
Divida a campanha em fases pré-implantação/ Virada de chave / pós-implantação para guiar a produção de conteúdo e direcionar ao público certo, no momento adequado. 
 

Avaliação/indicadores 

Estabeleça indicadores-chave de desempenho simples para medir o sucesso das ações 

  • Taxa de abertura de e-mails 

  • Participação nas capacitações on-line e presenciais 

  • Participação no evento de lançamento ou enquetes 

 

Riscos relacionados 

Comunique sempre que possível, no momento certo e para o público certo para evitar ruídos, notícias falsas, desmotivação e desalinhamento estratégico. 

Toda mudança de rotina e cultura organizacional pode enfrentar resistência natural ao novo e desconhecido. 

 
No caso do sistema SEI, que transforma uma mudança de cultura do uso do papel para o processo e documento no meio eletrônico, não é diferente. Para amenizar possíveis resistências, mantenha a equipe bem informada e alinhada às mudanças que devem ocorrer no trabalho, principalmente nos setores mais impactados, e busque entender as dúvidas, medos e expectativas. 

 

O engajamento da equipe é essencial para o sucesso da implantação. 

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