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Notícias

Orientação SICAF: Sócio/Administrador e Cônjuge estrangeiros

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Publicado em 22/10/2018 17h14

Esclarecemos abaixo os procedimentos que devem ser adotados pelos usuários do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF:

  • Apresentação do documento de identificação de sócio/administrador estrangeiro:

 Para comprovação da identificação (registro geral) do sócio/administrador estrangeiro que reside no Brasil,  deverá ser incluído/informado no sistema o documento com a indicação do número do registro fornecido pelo Departamento de Polícia Federal ou a carteira de estrangeiro.

Já o sócio/administrador estrangeiro residente no exterior poderá apresentar a procuração outorgada ao seu representante no Brasil, em consonância com o art. 2º da Instrução Normativa DREI N.º 34 de 03 de março de 2017 (que regulamenta os atos de sociedades empresárias).

  • Apresentação do CPF de sócio/administrador estrangeiro:

 Quanto à exigência de emissão de CPF para estrangeiro, o §1º do art.º 1 do Decreto n.º 4.166, de 13 de março de 2002, dispõe que “a obrigatoriedade de inscrição no CPF alcança as pessoas físicas residentes no exterior que possuam bens ou direitos no País, inclusive participações societárias, bem assim aplicações no mercado financeiro ou de capitais no Brasil, nos termos e nas condições estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal." (NR)

  • Apresentação de dados de cônjuges de sócios/administradores estrangeiros no Sicaf:

 Preliminarmente, convém esclarecer que a obrigatoriedade de incluir dados dos cônjuges dos sócios e dirigentes advém do Acórdão 2136/2006 da 1ª Câmara e Acórdão 662/2013 do Plenário do Tribunal de Contas da União, pelo qual o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão orientou os órgãos e entidades quanto a necessidade de verificação da existência de sócios comuns, endereços idênticos e/ou indícios de parentesco, fato que, analisado em conjunto com outras informações, poderá indicar a ocorrência de fraude contra o certame, incorrendo na tipificação do art. 90 da Lei nº 8.666, de 1993. Nesse sentido, apresentação da documentação do cônjuge é facilitar a investigação pelos órgãos de controle e das comissões de licitação em casos de suspeita do crime.

  • Apresentação do arquivo comprobatório de sócio/administrador casado com estrangeiro:

 Em relação à apresentação de documentos em língua estrangeira, o fornecedor deve observar o disposto no art. 224 do Código Civil pelo qual “Os documentos redigidos em língua estrangeira serão traduzidos para o português para ter efeitos legais no País".  Nesse sentido, o Tribunal de Contas da União no Acórdão 393/2013 – Plenário destaca que “5.2.10.     Note-se que a tradução é requerida independentemente da procedência do documento (se elaborado no Brasil ou não) e decorre do só fato de ter sido redigido em outra língua, nos termos do art. 224 do Código Civil: ‘os documentos redigidos em língua estrangeira serão traduzidos para o português para ter efeitos legais no País’. 5.2.11.     A tradução é obrigatória (CC, art. 224) e deve ser feita por tradutor juramentado (CPC, art. 157; Decreto 13.609/1943, art. 18; Lei 8.666/1993, art. 32, § 4°). Trata-se de exigências legais rotineiramente observadas na prática dos negócios jurídicos em geral, notadamente nas atividades empresariais cujo regular desenvolvimento exige a apresentação, no país, de atestados e certificados obtidos no exterior." 

  • Dados de Cônjuge estrangeiro de sócio/administrador:

 O cônjuge estrangeiro de sócio/administrador cadastrado no SICAF está dispensado de informar CPF e apresentar comprovante de RG. O sistema será adequado para que essa exigência não seja obrigatória​ para o cônjuge estrangeiro.

 Nesse sentido, até que o sistema seja corrigido, o órgão/entidade licitante na habilitação Jurídica, em procedimento licitatório, deverá desconsiderar a pendência cadastral do fornecedor que possuir sócio/administrador sem o registro de cônjuge estrangeiro. A comprovação da nacionalidade do cônjuge poderá ser verificada no documento comprobatório do estado civil inserido no SICAF.

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      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
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