O Novo PAC está realizando 868 km de construção novas ferrovias públicas, sendo 485 Km na Fiol e 383 Km na Fico. Destacam-se as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Com 65 % das obras concluídas, a Fiol possui aproximadamente 1.527 km de extensão e ligará o futuro Porto de Ilhéus (BA) a Ferrovia Norte Sul. A Fiol será fundamental para o escoamento de produtos para o mercado externo, bem como para o transporte de alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e minerais.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) também está em obras no segmento denominado Fico 1, com extensão de 383 Km, que interligará os principais polos produtores de soja e milho do centro oeste até a Ferrovia Norte Sul. A Fico possuirá 888 km de extensão entre Mara Rosa/MT e Lucas do Rio Verde/MT, e escoará principalmente a produção de soja e milho do centro norte do Mato Grosso até os portos de São Luís (MA), Santos (SP) ou Paranaguá (PR).
Além disso, o Novo PAC contempla a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro/PE e SUAPE/PE com 544 km de extensão. O trecho da ferrovia entre Eliseu Martins/PI e Pecém/CE apresenta 1.206km e encontra-se com 61% das obras concluídas.
O Novo PAC retomou ainda as obras de adequações das travessias urbanas de Juiz de Fora (MG) e de Barra Mansa (RJ).
Os empreendimentos ferroviários permitem uma maior racionalização da matriz de transporte nacional, fomentando também a indústria ferroviária e incentivando a produção de materiais e insumos ferroviários no Brasil.