A conectividade e a inclusão digital são pilares essenciais para o desenvolvimento social e econômico do país. Nesse contexto, o Novo PAC busca ampliar o acesso à internet e modernizar as infraestruturas de comunicação em todo o território nacional.
Voltado para a universalização desses serviços, o programa atua em diferentes frentes para garantir que escolas, unidades de saúde, comunidades remotas e áreas urbanas tenham acesso à tecnologia e aos serviços postais de forma eficiente e equitativa.
Um dos objetivos é a universalização da conectividade em 138 mil escolas públicas de ensino básico, além de conectar as 12 mil unidades básicas de saúde até 2026, incluindo as UBSs indígenas. Estão previstos investimentos de R$ 6,5 bilhões para levar fibra óptica, conexão via satélite ou contratação de serviço disponível para rede externa, assim como prover equipamentos para rede interna (wi-fi) adequada.
Até agosto de 2025, o Novo PAC realizou a expansão da tecnologia 4G em 854 localidades no país, a implantação do 5G em 928 sedes municipais e fibra óptica em 388 sedes.
Em relação às infovias, após entregar o trecho que liga Macapá (AP) a Belém (PA) da Infovia 03 e o trecho subaquático da infovia 04, o Novo PAC implantou a parte terrestre entre Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR), e lançou o cabo subaquático da Infovia 02 para conectar Tefé (AM) a Tabatinga (AM), com mais de 1.000 km de extensão e potencial para beneficiar 250 mil cidadãos.
Das Infovias para Educação e Pesquisa, estão em operação 3 trechos interestaduais da Rede Ipê, projeto nacional de expansão de infraestrutura de internet, executado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
Além disso, houve a seleção de mais seis centros de pesquisa da Rede E-Ciência em 2025, empreendimento dedicado a interligar laboratórios multiusuários e infraestruturas de pesquisa a centros de supercomputação.
Outras 18 infovias estaduais estão em andamento e somam mais de 40.000 km de fibra óptica a serem postas em operação.
O Novo PAC prevê a implantação de infraestrutura de TV Digital em 250 municípios até 2026. A fase piloto do projeto contempla a implantação de infraestrutura de TV Digital em 32 municípios, sendo 6 já concluídos e 26 em implantação em 2025. Em 2025, foi contratada a instalação da infraestrutura de TV Digital para outros 80 municípios com baixa disponibilidade de canais, distribuídos nas cinco regiões do país.
Nos empreendimentos dos Correios, estão em construção 3 novos centros de serviços postais e em implantação 24 sistemas de triagem automatizados.
Confira, abaixo, os investimentos e as obras de cada área do eixo de Inclusão Digital e Conectividade, até agosto de 2025.