Nos dois primeiros anos do Novo PAC, foram retomadas e concluídas 37 obras de infraestrutura social e inclusiva em 31 municípios, sendo 18 CEUs das Artes, 7 Centros de Iniciação ao Esporte e 12 de requalificação e restauração do Patrimônio Histórico Brasileiro.
Também foram selecionadas 573 propostas de investimento nas áreas de cultura, esporte, lazer, segurança com cidadania e patrimônio histórico. Os empreendimentos estão distribuídos em 414 municípios, em todas as unidades da federação, para atender especialmente populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Os 195 CEUs da Cultura serão construídos em 189 municípios, destinados a abrigar atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras. Os Termos de Compromisso foram pactuados com governos estaduais, com a entrega do projeto padronizado para facilitar a preparação do processo licitatório e acelerar o início das obras.
No esporte, serão construídos 240 centros esportivos comunitários, as chamadas Arena Brasil. Os espaços contam com campo society, meia quadra de basquete, pista de caminhada e parque infantil e estão sendo feitos em 239 municípios. Os Termos de Compromisso também foram assinados com os governos locais, que também tiveram a disponibilização do projeto padronizado. Até agosto de 2025, 167 propostas estavam autorizadas a licitar e iniciar os empreendimentos.
Na área de Segurança Pública com Cidadania, 30 novos Centros Comunitários pela Vida (CONVIVE) terão complexo esportivo com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva e campo de futebol society, além de parquinho infantil e módulos de ensino com salas multiuso. Nestes locais, poderão ser ofertados serviços de acolhimento e assistência, com foco na geração de oportunidades, melhoria da qualidade de vida, convivência cidadã e promoção da cultura de paz. A iniciativa contribui para o alcance das Metas e Ações do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (2021-2030).
Confira os investimentos do Novo PAC em infraestrutura social inclusiva, até agosto de 2025.