Notícias
INSTITUCIONAL
Diretoria-geral da ANTT reforça diálogo e aproximação com servidores e colaboradores em visitas às regionais
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, iniciou uma série de visitas às regionais da Agência em todo o país com o objetivo de estreitar o relacionamento institucional e valorizar os servidores. Nas últimas semanas, esteve nas regionais de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde dialogou com as equipes, ouviu demandas e reforçou a importância da atuação de cada colaborador — dos técnicos e analistas aos profissionais de apoio, fundamentais para o funcionamento da instituição.
As visitas, de caráter humanizado e participativo, fazem parte de uma agenda de gestão baseada no diálogo e na escuta ativa. Durante os encontros, o diretor-geral destaca a importância de uma ANTT integrada, transparente e próxima das pessoas, dentro e fora da Agência. “O diálogo é o caminho para aprimorar processos, fortalecer vínculos e valorizar o trabalho de quem está na ponta”, afirmou Guilherme Theo.
A iniciativa também busca fortalecer o sentimento de pertencimento e reconhecer o papel essencial de cada servidor e colaborador no cumprimento da missão pública da ANTT. Nessas viagens, o diretor-geral é acompanhado por diretores, superintendentes e assessores da Agência, reunindo todos os profissionais lotados ou com domicílio funcional nos estados visitados — uma forma de reforçar o espírito de equipe e a integração entre as áreas.
As próximas visitas estão previstas para as regionais de Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG), nas próximas semanas. O objetivo é aproximar ainda mais a alta gestão da rotina dos servidores e colaboradores, promovendo canal de comunicação direto e permanente.
A ação também marca as comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira (28/10), e destaca o papel indispensável de todos que constroem diariamente a ANTT — do atendimento à fiscalização, da recepção à gestão. “São eles que, com dedicação e comprometimento, garantem o funcionamento e a credibilidade da ANTT junto à sociedade”, concluiu o diretor-geral.
Mês do Servidor
O Mês do Servidor contou com uma série de inciativas para valorizar e agregar os servidores. A sustentabilidade social é sempre uma prioridade para a instituição. Assim, a ANTT organizou três grandes eventos no mês. O primeiro, em homenagem ao Dia dos Animais (04/10), a Agência promoveu uma feira de adoção e doação para instituição de caridade que resgata animais de rua. “Fiquei muito feliz. Com o dinheiro que arrecadamos, pude castrar uma das nossas cachorrinhas”, falou, em lágrimas, Marci Boesi, uma resgatadora independente.
No dia 16/10, foi programado um evento coletivo e em homenagem ao Dia das Crianças (12/10). Elas vieram conhecer o trabalho do papai ou da mamãe e fizeram um tour pela ANTT, conhecendo a sala do diretor-geral, o Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO), as viaturas da instituição e, principalmente, ajudaram a plantar mudas de árvore no jardim da sede, aproveitando para deixar o planeta mais sustentável e arborizado. A ação agregou servidores e colaboradores e integrou os colegas de trabalho, além de exercer um papel social com a plantação ambiental. No final, ainda teve um cinema com pipoca, com um filme indicação livre para a criançada.
Por último, a ANTT promoveu o dia 21/10 para ser a comemoração oficial, reuniu servidores e colaboradores do país inteiro para um dia inteiro de atividades. Pela manhã, aconteceu o II Festival de Bem-Estar, com atividades como yoga, roda de cacau, quiropraxia e reiki, além de ações promovidas pela apoiadores Assefaz, Geap, Funprep e Sinagências. Além disso, à tarde, houve uma palestra sobre o tema “Intergeracional”, com a professora Andréia Siqueira, servidora pública e psicóloga do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
Encerrando o dia com chave de ouro, foi realizado um Talk Show emocionante, em que servidores das unidades regionais foram convidados a representar todos aqueles que fazem a ANTT nas pontas. Entre risadas, memórias e relatos inspiradores, o público se reconheceu nessas histórias, cheias de dedicação, pertencimento e amor pelo serviço público.
"Momentos como esse fortalecem nossos laços, renovam o orgulho de fazer parte da Agência e reforçam que, quando as pessoas se sentem valorizadas e ouvidas, o trabalho ganha ainda mais propósito. Afinal, organizações felizes entregam serviços públicos cada vez mais humanos e produtivos", disse a superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação da ANTT, Cynthia Ruas.
Para coroar a celebração, também foi lançado o e-book "Parabéns por servir", uma publicação construída com a participação direta dos servidores, a partir dos relatos sobre suas trajetórias, desde a entrada até os marcos de sua caminhada no serviço público. Cada depoimento reflete o orgulho de servir, o compromisso com o bem coletivo e a importância do reconhecimento de quem faz a ANTT acontecer todos os dias, nas sedes, nas estradas e em cada ponta do país.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias