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ANTT recebe Rumo para apresentação dos principais resultados de 2023

Agência cobra evolução nas malhas ferroviárias Paulista, Sul e Oeste
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Publicado em 18/08/2023 13h55
WhatsApp Image 2023-08-18 at 13.52.34.jpeg

Na manhã desta quinta-feira (17/8), a Rumo Logística reuniu-se com a Diretoria e corpo técnico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para apresentar as entregas recentes dos seus contratos de concessão, os principais resultados, temas prioritários, além da agenda das obras que foram selecionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que fazem parte da gestão da concessionária. 

Durante a reunião, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, iniciou cobrando o andamento de obras e desdobramentos sobre as malhas ferroviárias Paulista, Sul e Oeste. “O objetivo dessas reuniões é fortalecer as malhas ferroviárias no Brasil. Precisamos nos aproximar das empresas, para tentar entender melhor os problemas, agir na articulação com terceiros, quando necessário e até mesmo sugerir soluções, para minimizar os impactos negativos e garantir a execução do cronograma de entregas à sociedade”.

Sobre a Malha Paulista, a Rumo informou que foram realizadas mais de 30 intervenções antes do prazo contratual, as obras seguem evoluindo e a novidade é a implementação do novo posto de abastecimento de locomotivas e Pátio e Tutóia, tirando o fluxo desses veículos do centro de Araraquara. Investimentos totais na Malha Paulista somam quase R$ 1 bilhão.

As obras para implementação da extensão na Malha Norte, Ferrovia de Mato Grosso, foi iniciada e a entrega do primeiro trecho (34km) está prevista até o início de 2026. 

A Rumo apresentou breve relatório dos investimentos obrigatórios entregues desde 2015 até o primeiro semestre deste ano, e respondeu aos questionamentos da ANTT sobre as evoluções e entraves das Malhas Sul e Oeste. Os investimentos totais da empresa nos últimos 8 anos já passam dos R$20 bilhões.

A ANTT, por meio da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), se prontificou a trabalhar em conjunto com a concessionária buscando soluções inovadoras, dentro das bases legais, para melhorar os serviços e assegurar que as obrigações contratuais sejam cumpridas.

 As obras que serão beneficiadas pelo PAC são: Malha Central; Extensão Malha Norte; Malha Norte; Malha Oeste; Malha Sul; Malha Paulista e Trem de passageiros intercidades- SP-Campinas.

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