Notícias
SUSTENTABILIDADE
ANTT realiza visita técnica na Ecovias do Araguaia e no Cetas/Ibama
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nessa quarta-feira (11/02), duas visitas técnicas: a primeira, na concessionária Ecovias do Araguaia, em Anápolis (GO); e a segunda, no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), em Goiânia (GO). A imersão fez parte do prêmio das vencedoras do Concurso “Ideias Sustentáveis”, promovido internamente pela ANTT em dezembro de 2025.
A programação contou com um aprofundamento nas boas práticas sustentáveis desenvolvidas pela concessionária, com destaque para as iniciativas de gestão ambiental, mitigação dos impactos socioambientais e integração entre infraestrutura e preservação ambiental.
Já no Cetas/Ibama, as participantes conheceram de perto o trabalho de recepção, triagem, reabilitação e destinação de animais silvestres, compreendendo a relevância da técnica integrada na proteção da fauna e da conservação da biodiversidade.
“As visitas reforçaram a importância da articulação entre setor público e privado na promoção de soluções sustentáveis e no fortalecimento da cultura institucional comprometida com o desenvolvimento responsável”, ressaltou Cynthia Ruas, superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação da ANTT (SUSPI).
Ideias Sustentáveis
“Em dezembro de 2025, lançamos uma campanha sobre ideias sustentáveis e tivemos a grata surpresa do engajamento”, contou Paloma Campos, coordenadora de Gestão da Sustentabilidade (COGES/SUSPI/ANTT). O primeiro lugar premiou a proposta de instalação de sensores de presença em áreas comuns, para economia de energia, na sede da Agência.
As vencedoras idealizadoras foram a colaboradora Luana Santos de Abreu e as servidoras Fábia Maria do Nascimento, Valéria de Melo Caetano e Raquel Faleiro Machado Rodrigues (GEORF/SUDEG/ANTT). O prêmio foi uma visita técnica para conhecer os projetos de sustentabilidade da Ecovias do Araguaia e do Cetas/Ibama, pois ambos têm acordo de cooperação técnica com a ANTT para realizar atividades e ações voltadas para a gestão ambiental e para soluções sustentáveis no contexto da preservação ambiental.
Segundo Valéria Caetano, “Foi uma experiência enriquecedora. Percebi a importância e a amplitude dos projetos acessórios realizados pelas concessionárias, com forte viés social e ambiental, nos quais os valores decorrentes das taxas de pedágio são revertidos diretamente para as comunidades, promovendo o desenvolvimento local e a melhoria no dia a dia das pessoas”.
Desde 2022, a Agência tem se engajado cada vez mais na implementação de iniciativas ESG (Ambiental, Social e de Governança), tanto no âmbito interno quanto nos contratos de concessão de rodovias e ferrovias federais sob competência da ANTT.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias