Notícias
RECONHECIMENTO
ANTT celebra pessoas e histórias na entrega do Prêmio AVANTT 2026
Foto: Rebecca Omena/Comunicação da ANTT
Na noite desta quarta-feira (08/04), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) transformou o auditório Eliseu Resende, em Brasília, em palco de um momento marcante para seus servidores e parceiros. Ao realizar a cerimônia de entrega do Prêmio AVANTT 2026, a Agência foi além de números e resultados e colocou em evidência rostos, histórias e sentimentos de quem constrói, no dia a dia, a regulação no país.
Entre aplausos, sorrisos e olhares emocionados, servidores, colaboradores e parceiros foram reconhecidos por contribuições que ajudam a transformar a regulação em um instrumento mais humano, eficiente e próximo da sociedade. Cada nome anunciado carregava mais do que um título — representava dedicação diária, superação e compromisso com o país.
Logo na abertura, o diretor Felipe Queiroz reforçou o espírito da premiação e o olhar estratégico da Agência para o futuro. “Vivemos um momento em que a inteligência artificial e a transformação digital se tornam centrais, e a Agência precisa acompanhar esse movimento com modernidade e inovação. Mas isso só faz sentido com pessoas no centro, sustentabilidade para gerar valor no longo prazo, integridade como base e segurança em todas as dimensões. Esse é o convite para o novo ciclo: construir, juntos, uma infraestrutura cada vez mais voltada para as pessoas”, declarou.
Reconhecimento que emociona e conecta
Ao longo da cerimônia, o sentimento de pertencimento tomou conta do auditório. Colegas celebravam conquistas uns dos outros, equipes se abraçavam e muitos não escondiam a emoção ao subir ao palco.
Para o Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o momento sintetiza o propósito da Agência. “Vocês que contribuem na evolução institucional da Agência e que ajudam a fazer a ANTT. Nesse momento de reconhecimento e valorização, nós temos que falar o nosso muito obrigado. E valorizar e reconhecer a regulação e infraestrutura que têm transformado e movido, de fato, o país. Uma regulação que conecta pessoas e que move o país.”
O diretor Alex Azevedo entregou a medalha em homenagem ao Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, por sua contribuição junto à Agência. O ministro enfatizou que a Corte de Contas tem buscado atuar de forma mais colaborativa e menos punitiva, com o objetivo de destravar investimentos paralisados.
Segundo o ministro, o tribunal hoje assume um papel de orientação junto aos gestores públicos e agências reguladoras. "O Tribunal está com a mão estendida para mostrar os caminhos que destravam a infraestrutura desse país", afirmou Vital do Rêgo.
Para o ministro, a eficácia da gestão pública está ligada a uma regulação que priorize o aprendizado antes da penalidade. Ele defende que o foco deve ser o espírito pedagógico, evitando que o setor caia em um ciclo de judicialização excessiva. "Nós precisamos ser, antes de ser sancionatórios, pedagógicos. É ensinar a não errar e depois cobrar. É por esse caminho que vamos construindo frutos", destacou.
Mérito Institucional: lideranças que impulsionam o setor
A categoria Mérito Institucional homenageou autoridades e especialistas que contribuem para o fortalecimento da infraestrutura e da regulação no Brasil. Entre os reconhecidos estão nomes como o ex-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Chagas Faierstein, a especialista de Transportes do BID, Ana Beatriz Monteiro, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Frederico Carvalho Dias, entre outros.
Entre os homenageados, o senador da República, Marcos Rogério, destacou a importância da Agência para o desenvolvimento nacional. “Se o Brasil está dividido no campo político, tem um tema que une o Brasil: a infraestrutura. Não há caminho de sucesso, não há caminho de desenvolvimento possível que não passe pela infraestrutura. E o papel da ANTT é fundamental em tudo isso”, declarou.
Excelência Funcional: projetos que geram impacto
Na categoria Excelência Funcional, iniciativas estratégicas foram reconhecidas por seu impacto direto na regulação e na melhoria dos serviços:
-
Dimensão Inovação: Anuário do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) – SUROC
-
Dimensão Pessoas: Fortalecendo a Regulação dos Transportes de Minas Gerais – AESRIC
-
Dimensão Segurança: Novo Marco de Penalidades do TRIP – SUPAS
-
Dimensão Sustentabilidade: Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura (PSI) – SUSPI
Cada projeto premiado reflete o esforço coletivo de equipes comprometidas em entregar soluções concretas para o setor de transportes.
Mérito Funcional: histórias que fazem a diferença
A categoria Mérito Funcional foi, talvez, o momento mais emocionante da noite. Ao reconhecer servidores de diferentes áreas, da fiscalização à gestão, da comunicação ao apoio logístico, a premiação evidenciou que cada função é essencial para o funcionamento da Agência.
Ao serem chamados ao palco, muitos compartilharam olhares de gratidão com colegas e familiares, reforçando que o reconhecimento institucional também é, acima de tudo, humano.
Abaixo, a lista com todos os servidores homenageados:
-
Haroldo Maia de Almeida - Coordenador Regional de Apoio Logítisco COLOG/MG
-
José Expedito Brandão Filho - Gerente de Fiscalização Econômico-Financeiro GEFEF/SUFER
-
Kássio Rodrigues Alves - Chefe de Gabinete Substituto
-
Rafael Pereira Gonçalves - Assistente Administrativo Senior – SEGER
-
Fernanda Gonçalves Araújo - Assessora da Diretoria Geral
-
Ana Paula Pereira de Sousa Rocha - Especialista em Regulação (ASSESSORA) DFQ
-
Wagner de Lima Oliveira - Assessor – DFQ
-
Aline de Lima Correa Dieguez Barreiro - Assessora – DG
-
Mylena Moreira de Alencastro Costa - Assessora - DG
-
Joaquim Olegário de Oliveira Neto - Motorista ANTT
-
Claúdia de Araújo Claudiano - Assessora - DLA
-
Rafael Henrique Fortunato - Procurador-Geral - PF
-
Renata Teixeira Cavalcanti Cruz - Chefe da Secretária Geral - SEGER
-
Mariana Georgia De Oliveira Sánchez - Chefe de Gabinete – SUFER
-
Daniela do Nascimento Silva - Secretária – DLA
-
Pedro Fernandes Alves do Nascimento - Assessor - DLA
-
Anna Paola Alleone Luksevicius - Coordenadora de Planejamento da Fiscalização e Meio Ambiente – CSFER/SUFER
-
Felipe Ferreira de Ferreira - Coordenador Regional de Fiscalização Ferroviária Santa Catarina - COFER/SC
-
Emmanuel Valverde Rios Nogueira - Coordenador-Geral de Relações Parlamentares – CGPAR/AESRIC
-
Maurício Hideo Taminato Ameomo - Gerente de Fiscalização – GEFIS/SUFIS
-
Kleber Campos Rodrigues Filho - Superintendente SUTEC
-
Elaine Cristina de Britto Lira - Assessora de Comunicação - DAA
-
Fernanda Raquel dos Santos - Secretária - DAA
-
Gabriel Pimenta Gadea - Assessor - DAA
-
João Nóbrega da Trindade Neto - Assessor - DAA
Inovação e futuro no centro da gestão
A cerimônia também apresentou as iniciativas estratégicas que apontam para o futuro da Agência. O PROREV+ foi destacado como programa estruturante que organiza os projetos da ANTT em pilares como integridade, inovação, sustentabilidade, segurança e pessoas.
Já o ATTENA, hub de inovação, surge como um espaço de criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, conectando equipes e ideias em torno de desafios reais do setor.
Uma noite para lembrar
Mais do que uma premiação, o Prêmio AVANTT 2026 se consolidou como um símbolo de uma nova forma de fazer gestão pública: mais próxima, mais sensível e mais conectada com as pessoas.
Ao final da cerimônia, o sentimento era unânime: a infraestrutura pode ser feita de obras e números, mas é construída, todos os dias, por gente. Gente que acredita, que se dedica e que transforma e que teve seu trabalho reconhecido sob aplausos e emoção.