Notícias
SUSTENTABILIDADE
ANTT avança no diálogo com concessionárias sobre Programa de Sustentabilidade
Foto: Divulgação/ANTT
Representantes da Superintendência de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação (SUSPI) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se reuniram, nesta terça-feira (27), com o superintendente de Relações Institucionais da Arteris, Wallace Vargas Roque, para esclarecer dúvidas relacionadas ao edital do Programa de Sustentabilidade para a Infraestrutura de Transportes. O encontro teve como foco principal aspectos operacionais do edital, como prazos para apresentação dos pedidos de adesão, além de orientações sobre a contratação de verificadores independentes.
A reunião integra uma agenda contínua de diálogo promovida pela ANTT com as concessionárias de rodovias e ferrovias. Segundo Wallace, o momento é de aprofundamento das discussões internas nas empresas a partir dos esclarecimentos prestados pela Agência.
“O setor está sendo chamado a participar desse movimento de sustentabilidade, que é relevante não apenas para o nosso segmento, mas para todo o contexto de crescimento e desenvolvimento sustentável. Aproveitamos essa oportunidade para sanar dúvidas e iniciar as discussões internas sobre uma possível adesão à nova resolução da ANTT”, afirmou.
O encontro desta terça-feira é um desdobramento direto do 1º Diálogo Bilateral pela Sustentabilidade, rodada de reuniões realizada pela ANTT na semana passada, em São Paulo, quando diversas concessionárias se reuniram com a Agência para conhecer melhor o programa e ouvir as principais demandas do mercado regulado.
Para a superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação, Cynthia Ruas, o balanço da iniciativa foi bastante positivo. “As reuniões foram muito produtivas e mostraram um interesse genuíno das concessionárias. Tivemos uma agenda cheia, com empresas de rodovias e ferrovias, e percebemos uma satisfação grande por parte delas em relação à abertura desse canal de diálogo”, destacou.
De acordo com Cynthia, a proposta da Agência foi inverter a lógica tradicional de comunicação. “Normalmente, a ANTT aguarda que as empresas tragam suas dúvidas. Nesse caso, foi o contrário: a Agência se dispôs a ir até elas para ouvir, esclarecer e construir conjuntamente. Isso fortalece a confiança e facilita a compreensão do programa”, explicou.
Durante os encontros em São Paulo, muitas das dúvidas apresentadas pelas concessionárias estiveram relacionadas a questões práticas, especialmente sobre como apresentar as informações exigidas, qual o nível de detalhamento esperado e os prazos estabelecidos no edital, além da contratação de verificadores independentes. Esses mesmos pontos foram aprofundados na reunião com a Arteris.
“Ainda estamos em um processo inicial e experimental. Por isso, estamos sensíveis às dúvidas e avaliando ajustes que possam facilitar a adesão das empresas, sem perder o rigor técnico necessário”, ressaltou Cynthia.
Para Wallace, a condução do processo pela ANTT contribui para uma construção mais colaborativa. “A sustentabilidade é um tema estratégico para a Arteris e também é impulsionado pelos nossos acionistas. Ter esse espaço de diálogo com a Agência é fundamental para que possamos compreender as iniciativas do poder concedente e contribuir de forma cooperativa para esse movimento”, afirmou.
A ANTT reforça o compromisso de promover uma agenda de sustentabilidade construída de forma dialogada, transparente e alinhada à realidade das concessionárias.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● LinkedIn