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EPR IGUAÇU

ANTT autoriza início da cobrança de pedágio e acompanha operação assistida após entrega de melhorias em seis praças ao longo das BRs 277 e 163

Cobrança começa em 28/6. Até lá, haverá fase educativa e os motoristas serão orientados sobre o funcionamento do sistema, classificação de veículos, valores das tarifas e os benefícios previstos no contrato de concessão
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Publicado em 17/06/2025 15h02 Atualizado em 17/06/2025 15h23
Foto mostrando rodovia administrada pela EPR Iguaçu

Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

Motoristas que trafegam pelas rodovias federais concedidas no Paraná começam a vivenciar, nos próximos dias, uma nova etapa de segurança, infraestrutura e atendimento nas estradas. Após fiscalizações rigorosas e a entrega de importantes melhorias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta terça-feira (17/6), a concessionária EPR Iguaçu a iniciar a cobrança de pedágio em seis praças ao longo da BR-277 e demais rodovias federais e estaduais que integram o contrato. A deliberação está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U).

A partir de 28 de junho, as praças localizadas em Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu, nos trechos concedidos da BR-163/277/469/PR e PR-158/180/182/280/483, começam a operar com cobrança tarifária, mas o processo de transição já começou: a partir de amanhã (18/6), as praças estarão em operação assistida, uma fase educativa que reforça o compromisso da concessionária e acompanhamento da ANTT com a transparência e o direito à informação.

Durante a operação assistida, os motoristas são orientados sobre o funcionamento do sistema, classificação de veículos, valores das tarifas e os benefícios previstos no contrato de concessão. Não há cobrança nesta fase, mas todos os usuários devem passar pelas cabines para receber informações. Quem utiliza sistema de pagamento automático por TAG também deve transitar pelas pistas específicas, conforme a sinalização.

O processo de autorização também incluiu uma análise detalhada sobre as condições operacionais de cada praça e a capacidade da concessionária de atender os padrões estabelecidos no Programa de Exploração da Rodovia (PER). Caso sejam identificadas pendências mais críticas, a ANTT prevê um acompanhamento rigoroso e contínuo, com novas fiscalizações e possíveis adequações.

Obras entregues antes da primeira tarifa

Antes de qualquer cobrança, a EPR Iguaçu teve que comprovar, com vistoria técnica da ANTT, a entrega de um pacote inicial de melhorias essenciais para garantir a segurança e a qualidade da viagem. Entre as obras já executadas estão:

  • 140 km de pavimento recuperado, com melhorias significativas nas condições de rodagem;
  • 120 mil metros quadrados de nova sinalização horizontal, aumentando a visibilidade e a segurança nas pistas;
  • 1.300 placas de sinalização substituídas;
  • 450 km de roçada e limpeza de pista, garantindo melhor visibilidade e prevenção de acidentes;
  • Reforma completa das bases operacionais e das praças de pedágio, que agora oferecem melhores condições de trabalho para os colaboradores e mais segurança aos usuários.

“O objetivo da ANTT sempre foi garantir que a cobrança só começasse depois que as condições de segurança e de qualidade de trafegabilidade fossem efetivamente atendidas, como é o caso em questão”, afirmou o diretor da ANTT e relator do processo, Felipe Queiroz.

Tarifas com desconto e benefícios para usuários frequentes

O modelo de cobrança adotado traz vantagens importantes para os usuários. Quem utiliza TAG terá desconto automático de 5% em todas as passagens. Já os motoristas que passam com frequência pela mesma praça podem acumular reduções progressivas na tarifa, chegando a até 98% de desconto, de acordo com o número de viagens mensais.

As tarifas foram calculadas com base no contrato de concessão, considerando a quilometragem de pista simples e o reajuste inflacionário acumulado entre fevereiro de 2023 e abril de 2025, com variação de 10,87% medida pelo IPCA. Outro ponto relevante é a isenção total para motocicletas, um benefício que valoriza os condutores de duas rodas que utilizam diariamente as rodovias da região.

Para ajudar no planejamento das viagens, a concessionária vai disponibilizar uma calculadora online, permitindo que os motoristas simulem quantas viagens pretendem fazer e quanto vão pagar ao final do mês, já considerando os descontos. Os usuários também passam a contar com atendimento médico e mecânico 24 horas, monitoramento constante das condições da via e canais de comunicação diretos via redes sociais e WhatsApp.

Além das seis praças que entram em operação agora, o contrato prevê a implantação de outras três novas praças na região Sudoeste do Estado, nos municípios de Lindoeste, Ampére e Pato Branco, com prazo de até 12 meses para conclusão. Ao todo, o contrato com a EPR Iguaçu contempla 662 km de rodovias, com previsão de R$ 13 bilhões em investimentos ao longo dos próximos 30 anos. Só em duplicações, serão mais de 460 km, além de faixas adicionais, vias marginais e diversas outras obras de melhoria.

Compromisso com a sociedade

A ANTT reforça que todo o processo seguiu critérios técnicos e de segurança, com vistorias de campo, análise de documentos e acompanhamento rigoroso das entregas. O objetivo é garantir que cada passo da concessão traga benefícios concretos para os usuários: mais segurança, mais qualidade e mais transparência.

TABELA DE TARIFAS

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multipli cador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

P2

P3

P4

P5

P6

P7

1

Automóvel, caminhonete e

furgão

2

Simples

1,0

16,70

16,10

15,20

15,10

15,20

17,40

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

33,40

32,20

30,40

30,20

30,40

34,80

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

25,05

24,15

22,80

22,65

22,80

26,10

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus

3

Dupla

3,0

50,10

48,30

45,60

45,30

45,60

52,20

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

33,40

32,20

30,40

30,20

30,40

34,80

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

66,80

64,40

60,80

60,40

60,80

69,60

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

83,50

80,50

76,00

75,50

76,00

87,00

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

100,20

96,60

91,20

90,60

91,20

104,40

9

Caminhão com reboque, caminhãotrator com semirreboque

7

Dupla

7,0

116,90

112,70

106,40

105,70

106,40

121,80

10

Caminhão com reboque, caminhãotrator com semirreboque

8

Dupla

8,0

133,60

128,80

121,60

120,80

121,60

139,20

11

Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas moto

-

-

-

-

-

-

-

-

-

12

Ambulâncias. veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Observação: Nos termos da subcláusula 19.3.9, para veículos com mais de 8 (oito) eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre: (i) o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e (ii) o número de eixos do veículo que exceder 8 (oito) eixos.

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