Notícias
Revista Blue Research pode posicionar ANTAQ como referência de conhecimento
Brasília, 10/06/2025 - Com o propósito de fortalecer a produção científica e fomentar a inovação no setor aquaviário brasileiro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) criou a revista Blue Research.
O objetivo é que ela seja uma plataforma essencial para a divulgação de pesquisas e estudos científicos de alta qualidade, abordando temas relevantes para a sustentabilidade, governança e desenvolvimento do transporte aquaviário. Além de ser um instrumento de consolidação das melhores práticas globais e de inovação tecnológica ao setor.
O diretor-geral substituto da Agência, Caio Farias, que relatou o processo de aprovação da Blue Research, apontou não ter dúvidas de que “a revista científica da ANTAQ contribuirá sobremaneira para a coleta e disseminação de conhecimento de qualidade sobre o modal aquaviário”.
Ele completou afirmando que “a revista será um importante referencial consultivo não somente para os técnicos da Agência, como também para os agentes do setor regulado, estudantes, acadêmicos e formuladores de políticas públicas”.
A iniciativa também contribui ativamente para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2021-2030), iniciativa global da ONU voltada para a promoção da conservação e do uso sustentável dos oceanos.
Produção científica
Nos últimos anos, a ANTAQ tem demonstrado um forte compromisso com a gestão do conhecimento e a inovação, compreendendo a importância desses elementos para o desenvolvimento contínuo e o aprimoramento do setor aquaviário brasileiro.
Por isso, a Agência, por meio da Superintendência de ESG e Inovação, resolveu criar a revista, que conta com três publicações referentes aos artigos condecorados durante o Prêmio ANTAQ entre os anos de 2022 e 2024. Essas edições foram necessárias para a garantia do ISSN (International Standard Serial Number), um código internacional usado para identificar publicações seriadas, como periódicos científicos, jornais e anuários.
Com a criação da Blue Research será possível centralizar a disseminação de conteúdos inovadores produzidos internamente na Agência e por especialistas externos. Além disso, vai fomentar a publicação de pesquisadores renomados e emergentes, promovendo a troca de ideias entre academia e governo.
Assessoria de Comunicação e Cerimonial