Notícias
Diretora Flávia Takafashi recebe prêmio de igualdade de gênero da IMO
Brasília, 16/05/2025 - A diretora Flávia Takafashi recebeu o prêmio “Igualdade de Gênero IMO 2025”, na categoria Carta de Louvor, nesta sexta-feira (16). A honraria é promovida pela Organização Marítima Internacional (IMO) e aconteceu durante o simpósio anual em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres Marítimas, que foi realizado em Londres, na Inglaterra.
Takafashi foi indicada pelo Brasil por sua contribuição para adoção de políticas e iniciativas sobre igualdade de gênero e por sua atuação na busca por um ambiente mais inclusivo e equitativo no setor marítimo.
Nos últimos anos a diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) promoveu a elaboração do “Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário”, da Pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário de 2024, e a criação do Comitê-Geral de Gênero e Diversidade do Setor Aquaviário.
Além disso, no sentido de incentivar a equidade de gênero no setor aquaviário, a ANTAQ firmou parceria com a Wista Brazil (Women’s International Shipping and Trading Association); oferta, desde 2008, o Curso de Gestão Portuária exclusivamente para mulheres; e criou a assistente virtual (Iara), que está programada para acolher e orientar vítimas de assédio.
Mulheres marítimas
Anualmente, a IMO comemora o Dia Internacional das Mulheres Marítimas, que acontece no dia 18 de maio. O objetivo é reconhecer e homenagear as realizações das mulheres marítimas, além de encorajar o ingresso e a permanência feminina e fomentar o debate sobre a igualdade de gênero no setor.
Além da premiação, o simpósio de comemoração ao dia das mulheres marítimas deste ano também promoveu debates sobre o setor sob o tema “Um Oceano de Oportunidades para as Mulheres”.
Assessoria de Comunicação Social