Notícias
Agência participa da primeira plenária da Associação dos Reguladores da Mobilidade e dos Transportes
Foto: Divulgação Autoridade da Mobilidade e dos Transportes de Portugal (AMT)/Miguel Fonseca
Brasília, 03/11/2025 - O diretor Caio Farias representou a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) na primeira plenária da Associação dos Reguladores da Mobilidade e dos Transportes dos Países de Língua Oficial Portuguesa (ARMT), em Lisboa, Portugal.
O encontro, que reuniu diversas autoridades de agências reguladoras internacionais, marca um passo importante na consolidação da cooperação entre essas entidades do setor de mobilidade e transportes dos países de língua portuguesa.
Na última sexta-feira (31), Ana Paula Vitorino, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes de Portugal, assumiu a presidência da Assembleia e da Direção da Associação, mandato que se estenderá até 31 de dezembro de 2026, quando a Presidência Pro Tempore será transferida para Angola. Na ocasião, também foram aprovados o regimento interno, definidas as linhas estratégicas para 2026 e apresentados os planos de atividades para 2025 e 2026.
Durante a missão internacional, iniciada na última quinta-feira (30), o diretor Caio Farias participou de reuniões técnicas, do debate sobre a mobilidade e os transportes no contexto global e de visita técnica ao Porto de Lisboa.
Ele esteve ainda no evento de lançamento do Comitê Consultivo da Task Force Descarbonização, uma iniciativa estratégica da United Nations Global Compact Network Portugal.
Fortalecer a regulação
A participação na ARMT é uma oportunidade estratégica para fortalecer a integração institucional e o intercâmbio técnico com os países de língua portuguesa, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas regulatórias mais sustentáveis e alinhadas aos desafios globais do setor.
A ARMT foi criada em setembro de 2024, a partir de um protocolo de intenções firmado entre a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes de Portugal (AMT) e a ANTAQ, durante a conferência “Mobilidade Integrada – Eixo Beira Interior”, realizada na cidade da Guarda, em Portugal.
A associação reúne oito instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, com o objetivo de promover boas práticas regulatórias, fomentar a pesquisa científica e ampliar o conhecimento em mobilidade e transportes, alinhando-se às transições ambiental, energética e digital.
Assessoria de Comunicação e Cerimonial
Canais de atendimento | Todas as notícias