Notícias
Inscrições para mestrado profissional em Ciências Ambientais da Universidade de Brasília terminam neste domingo (2)
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais
Os professores da educação básica interessados em aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas pedagógicas podem se inscrever no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb), oferecido pela Universidade de Brasília (UnB), até às 23h59 do próximo domingo, 2 de novembro. A formação integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A inscrição compreende no preenchimento pelo(a) candidato(a) dos dados pessoais e acadêmicos solicitados on-line (https://inscricaoposgraduacao.unb.br) previsto no edital UnB. São oferecidas até 15 vagas para candidatos(as) residentes no Brasil, sendo 11 para ampla concorrência e quatro para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as). O edital também prevê até quatro vagas adicionais para pessoa com deficiência (1), quilombola (1), indígena (1), além de travestis ou transgênero (1).
O processo seletivo do mestrado na UnB será composto por cinco etapas: prova de conhecimentos, prova de compreensão de textos em língua inglesa, avaliação do curriculum lattes, avaliação do pré-projeto e entrevista individual. A nota final será calculada pela média ponderada das avaliações classificatórias, e o resultado final está previsto para ser divulgado em 6 de fevereiro de 2026.
Mestrado Profissional
O ProfCiamb é voltado exclusivamente a professores em efetivo exercício em sala de aula na rede de educação básica, com prioridade para docentes da rede pública, e conta com a parceria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Ao todo, 133 vagas estão disponíveis e as inscrições devem ser feitas nos sites das universidades participantes, conforme orientações e cronograma previstos no edital oficial.
Coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), o programa é oferecido por nove instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões do País: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O curso é estruturado em duas linhas de pesquisa – Ambiente e Sociedade e Recursos Naturais e Tecnologia – e busca fortalecer a integração entre teoria e prática no ensino das Ciências Ambientais. Seu propósito é contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, estimular a produção e difusão de conhecimentos didáticos e metodológicos, e aproximar a universidade da escola, promovendo um diálogo contínuo entre pesquisa acadêmica e realidade educacional.