Notícias
Diretora-presidente da ANA debate financiamento da água na era das mudanças climáticas durante a Semana Mundial da Água na Suécia
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou da Semana Mundial da Água 2025: Água para Ação Climática nesta quarta-feira, 27 de agosto. Representada pela diretora-presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios, a instituição esteve presente na Sessão 12256 com o tema Financiamento da Água na Era das Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe. O evento é realizado na cidade de Estocolmo, na Suécia, pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI na sigla em inglês) e acontece desde 1991 como um dos principais eventos do setor de águas no planeta.
Esse painel fez parte da sessão temática com foco nas Américas, coordenada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para abordar questões hídricas de interesse tanto na América Latina quanto no Caribe. Esse debate com presença da diretora-presidente da ANA foi promovido com o intuito de apresentar soluções sustentáveis e inovadoras para reduzir a lacuna de financiamento climático e aumentar a resiliência da infraestrutura hídrica na América Latina e no Caribe. Também foram discutidos diferentes mecanismos de financiamento para a gestão da água e ações climáticas, com destaque para oportunidades de financiamento global, instrumentos nacionais e parcerias público-privadas (PPPS) voltadas à segurança hídrica.
Convidada pelo BID, a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, abordou os impactos das mudanças climáticas em termos de eventos extremos, como secas e enchentes. A dirigente falou, ainda, acerca do índice de aridez, disponibilidade hídrica e estratégias de adaptação às mudanças climáticas no País. Outra abordagem de Rios foi a respeito dos problemas em comum dos serviços de saneamento básico na América Latina e no Caribe, entre outros assuntos.
A Semana Mundial da Água de 2025 traz como tema Água para Ação Climática e acontece como um ponto de encontro para promover a colaboração, inspirar inovação e acelerar a ação pela água em escala global. Evento sem fins lucrativos, a Semana atrai participantes de diversas áreas profissionais e de todos os cantos do mundo em busca de desenvolver soluções para os maiores desafios mundiais relacionados à água, com tópicos que vão desde segurança alimentar e saúde até agricultura, tecnologia, biodiversidade e crise climática.
O evento conta com uma mescla de tomadores(as) de decisão, líderes empresariais, planejadores(as) urbanos, ativistas e pesquisadores(as) de todo o planeta. Nesse sentido, as pessoas que participam da conferência se encontram para compartilhar novas ideias, aprender umas com as outras e colaborar em soluções inovadoras referentes à temática, visando a acelerar o progresso em processos internacionais relacionados à água, desenvolvimento e clima.
Durante a Semana Mundial da Água também acontecem a cerimônia de entrega do Prêmio da Água de Estocolmo e as finais do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, o qual tem o objetivo de incentivar jovens talentos da ciência internacional a compartilharem suas soluções para os desafios relacionados à água.