Notícias
100ª Reunião do Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul é realizada nesta terça-feira (8)
Informações sobre a 100ª Reunião do Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul
Nesta terça-feira, 8 de julho, será realizada a 100ª Reunião do Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul (GAOPS). O encontro marca uma importante etapa no acompanhamento da gestão hídrica da bacia do rio Paraíba do Sul. A reunião será transmitida no canal do Youtube da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a partir das 15h e os interessados(as) podem acessar através do link https://www.youtube.com/watch?v=YeGldZQoQV8
Criado em 2015 pela Resolução Conjunta ANA/DAEE/IGAM/INEA nº 1.382, o GAOPS tem como função monitorar permanentemente a operação do sistema hidráulico que abrange os reservatórios da bacia e as estruturas de transposição para o Sistema Guandu, que é o maior manancial utilizado no abastecimento de água da Região Metropolitana do Rio de. Além do acompanhamento técnico, o grupo também propõe soluções alternativas em situações não previstas nas regras gerais de operação, servindo como instância de apoio aos órgãos gestores em momentos de crise hídrica.
O superintendente de Operações e Eventos Críticos, Joaquim Guedes Corrêa Filho comentou sobre a importância dessas reuniões e o que elas significam. "As condições de operação estabelecidas pela Resolução Conjunta nº 1.382/2015 têm se mostrado adequadas, mesmo diante de condições hidrometeorológicas desfavoráveis observadas nos anos seguintes à sua implementação. Sua implementação, acompanhada pelo GAOPS em reuniões com periodicidade mínima mensal, traz transparência, aumenta a participação da gestão dos recursos hídricos e tem diminuído o conflito entre os múltiplos usos da água. A realização da 100ª reunião do GAOPS é motivo de orgulho e sucesso da implementação da ferramenta de Sala de Acompanhamento, devidamente formalizada pela Resolução ANA Nº 155, de 18 de maio de 2023” disse Joaquim.
Mais informações sobre a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul estão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA): www.gov.br/ana/pt-br/sala-de-situacao/paraiba-do-sul
A bacia do Paraíba do Sul
A bacia do rio Paraíba do Sul tem uma área de aproximadamente 62.074km² e abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. O rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no Estado de São Paulo, a 1.800 metros de altitude. O curso d’água percorre 1.150km, passando por Minas, até desaguar no Oceano Atlântico em São João da Barra (RJ). Os principais usos da água na bacia são: abastecimento, diluição de esgotos, irrigação e geração de energia hidrelétrica. Saiba mais sobre a bacia em: www.gov.br/ana/pt-br/sala-de-situacao/paraiba-do-sul/paraiba-do-sul-saiba-mais.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok