Bem-vindo(a),
Aqui você encontra tudo sobre o Seminário Internacional de Concursos Públicos, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nos dias 2 e 3 de junho de 2025. O título do Seminário foi: "Pessoas e Paradigmas: Novos Paradigmas da Seleção no Setor Público". O evento contou com representantes de diversos órgãos públicos e especialistas para debater temas relevantes sobre os concursos públicos no Brasil, com enfoque em aprendizados recentes, desafios logísticos, inclusão e perspectivas para o futuro. A iniciativa teve como público-alvo: gestores de recursos humanos do ConectaGente (núcleo de governança estratégica da Rede do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal), representantes das empresas públicas, Estados e municípios, organizações da sociedade civil, empresas privadas envolvidas na organização de concursos, concurseiros, mídia especializada em concurso público, além do público em geral interessado no tema.
Lançamento do Livro "A Saga do CPNU"
Durante o evento foi lançado o livro "A Saga do CPNU – Inovação em Serviços Públicos e Transformação do Estado para a Cidadania", dos organizadores José Celso Cardoso Jr. e Rosicleide Ramos Alves. A obra conta toda a experiência vivida para a realização do CPNU em 2024, desde as origens da ideia dentro do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), passando por todo o seu processo de construção institucional e administrativa. A publicação destaca os principais fundamentos teóricos e novidades do CPNU, que representou um avanço significativo na forma como os concursos públicos são organizados no Brasil, ao proporcionar um processo de seleção mais amplo, justo e acessível.
Notícias sobre o Seminário
CPNU foi destaque no Seminário Internacional de Concursos Públicos
Evento discutiu desafios logísticos, inclusão e modernização dos processos seletivos
Concurso Unificado impulsiona mobilidade social e amplia diversidade no serviço público
Em parceria com o MGI, o Ipea analisou os impactos do CPNU e revelou avanços na equidade salarial e na representatividade racial no serviço público