Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Curso inédito do Ministério das Comunicações forma mais de 100 catadores de recicláveis em novas tecnologias na Paraíba
Crédito: Shizuo Alves
Para reforçar o compromisso do Ministério das Comunicações com a inclusão digital de todos os brasileiros, o ministro Frederico de Siqueira Filho, e a CEO da EAF, Gina Marques Duarte, participaram, nesta sexta-feira, dia 6, em João Pessoa (PB), da inédita formatura de 100 alunos do curso “Catador Digital”. A nova iniciativa prepara profissionais da área para o manejo seguro e produtivo de resíduos eletroeletrônicos, alinhando a geração de renda a práticas ambientalmente corretas.
O curso alia qualificação profissional, geração de renda e sustentabilidade, preparando os participantes para atuar em um segmento cada vez mais estratégico para o desenvolvimento ambiental e econômico.
“Estamos falando de inclusão digital com impacto direto na vida das pessoas. Esse curso valoriza o trabalho dos catadores, amplia oportunidades e mostra que tecnologia e sustentabilidade caminham juntas”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
“O trabalho com os catadores é essencial para fortalecer a economia circular, um modelo em que todos ganham. Nosso objetivo é ampliar esse projeto ao longo de 2026, levando capacitação, geração de renda e sustentabilidade para cada vez mais pessoas”, afirmou Gina Marques Duarte, CEO da EAF. Ela acrescentou que, já em março, o programa dará início a um novo processo de capacitação, com a abertura de novas turmas em diferentes regiões do país.
Inclusão digital na terceira idade
Durante o evento, o ministro também participou da formatura de 81 alunos da terceira idade no curso de uso de smartphones. A capacitação foi voltada ao domínio de aplicativos e ferramentas digitais essenciais, como serviços bancários, saúde e transporte.
“Garantir que os idosos tenham autonomia no uso da tecnologia é garantir cidadania. A inclusão digital precisa alcançar todas as gerações”, destacou Frederico de Siqueira Filho.
Doação de computadores fortalece cooperativas
Na ocasião, o ministro anunciou ainda a doação de computadores recondicionados para 19 cooperativas de reciclagem de João Pessoa. Grande parte dessas cooperativas reúne catadores recém-formados pelo curso.
Os equipamentos vão reforçar a infraestrutura dos espaços, melhorar a gestão interna e apoiar as atividades produtivas, em consonância com os princípios da economia circular e da sustentabilidade.
Novas turmas
O programa Computadores para Inclusão também inaugurou, nesta sexta-feira, a segunda edição do curso “Catador Digital”, que já conta com 280 profissionais inscritos. O novo ciclo traz conteúdos ampliados sobre destinação correta de resíduos e qualificação para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Computadores para Inclusão
As capacitações e doações fazem parte do programa Computadores para Inclusão, que conta com aporte da EAF (Entidade Administradora da Faixa). Recentemente, a iniciativa atingiu a marca de 70 mil computadores doados em todo o Brasil.
Baseado na economia circular, o programa recondiciona equipamentos considerados obsoletos por órgãos públicos nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os aparelhos ganham nova vida e são destinados a escolas, associações e projetos sociais.
O diferencial está no processo: os próprios alunos dos cursos dos CRCs recuperam os computadores, adquirindo qualificação profissional e ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628