Notícias
BRASIL ANTENADO
’Nós, da roça, temos pouca condição, e receber uma antena ajuda muito’, diz beneficiada por programa que distribui parabólicas
FOTO: Layo Stambassi/MCom
“Para nós, que somos da roça e temos pouca condição, receber uma antena ajuda muito. É uma alegria grande para toda a família”, comemora, sorridente, a professora da educação infantil Ivonete Castro, no Maranhão, que teve a nova parabólica digital do programa Brasil Antenado instalada gratuitamente.
O programa Brasil Antenado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), que amplia o alcance da televisão aberta e gratuita no país, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.
Ivonete, que mora no município de Chapadinha, conta que a mudança impactou diretamente a rotina dela e de sua neta, Ana Cecília.
“Quando fiquei sabendo através do pessoal da prefeitura e, também, do moço que passou aqui na comunidade avisando, fui atrás para saber direitinho. Só precisei atualizar alguns dados do Cadastro Único. Depois da aprovação, em três dias o técnico entrou em contato e agendou a instalação. Foi tudo perfeito, graças a Deus”, destaca.

- Professora Ivonete Castro, beneficiada pelo programa / FOTO: Divulgação/EAF
A professora ressalta que está muito feliz. “Minha neta gosta muito de assistir aos desenhos e eu, de ouvir meus hinos. Mudou muita coisa. Agora, a imagem está limpinha, o som bom, não fica mais chiando nem cortando. E tudo de graça!”
E acrescenta: “Antes, com a outra antena, bastava dar um trovão que o sinal caía. Já essa do Brasil Antenado é uma maravilha: a gente liga e não dá problema nenhum, nem vai dar. Eu só tenho a agradecer”.
Chapadinha está localizada a 251 quilômetros de São Luís (MA). A cidade é considerada um importante polo econômico e educacional da região do Baixo Parnaíba. Com cerca de 80 mil habitantes, o município possui uma economia diversificada, baseada no comércio, serviços e agricultura — com destaque para a produção de soja.
Quem pode receber
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão que pode, inclusive, ser dos modelos mais antigos.
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até junho de 2026.
* Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA
* Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
* Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br.
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Mais informações: www.brasilantenado.org.br.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da EAF)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628