Notícias
BRASIL ANTENADO
’Nós, da roça, temos pouca condição, e receber uma antena ajuda muito’, diz beneficiada por programa que distribui parabólicas
FOTO: Layo Stambassi/MCom
“Para nós, que somos da roça e temos pouca condição, receber uma antena ajuda muito. É uma alegria grande para toda a família”, comemora, sorridente, a lavradora Natalina Maria de Sousa Santos, que teve instalada, em sua residência, de forma gratuita, a nova parabólica digital do programa Brasil Antenado.
O programa Brasil Antenado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), que amplia o alcance da televisão aberta e gratuita no país, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.
Natalina, que mora no município de Loreto, no Maranhão, conta que a mudança impactou diretamente a rotina da família.
“Quando fiquei sabendo através do pessoal da prefeitura e também do moço que passou aqui na comunidade avisando, fui atrás pra saber direitinho. Eu gosto muito de assistir ao jornal, às missas e às novelas da noite. Aqui em casa, quando todo mundo tá junto, a gente gosta mesmo é de assistir à novela e aqueles programas mais antigos. A gente senta, conversa e assiste à tudo junto”, destaca.

- A lavradora Natalina Maria de Sousa Santos / FOTO: Divulgação/EAF
A lavradora ressalta que está muito feliz. “Mudou muita coisa. Agora, a imagem tá limpinha, o som bom, não fica mais chiando, nem 'cortando'. E tudo de graça!”. E acrescenta: “Antes da nova antena chegar era difícil, quando chovia não dava para ver nada. Melhorou demais. Eu só tenho a agradecer”.
Famílias aptas
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão que pode, inclusive, ser dos modelos mais antigos.
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até junho de 2026.
- Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA
- Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
- Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da EAF)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628