Notícias
INCLUSÃO
Programa dos Ministérios das Comunicações e das Cidades implementa CEP geral em 12.348 favelas e comunidades urbanas do Brasil
Foto: Gabriel Oliveira/MCID
O programa CEP para Todos, desenvolvido em parceria entre o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, e o Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, implementou um CEP geral em cada uma das 12.348 favelas e comunidades urbanas do Brasil, cumprindo a Meta 1 do programa com um ano de antecedência.
Cerca de 16 milhões de pessoas foram beneficiadas em 656 cidades, nas favelas urbanas que constam no mapeamento do IBGE (2022). “Essas pessoas poderão, agora, receber correspondências e encomendas em suas casas, além de usufruir de outros benefícios que só são possíveis quando se tem um CEP de referência. É mais uma política pública da qual o Ministério das Comunicações participa para levar inclusão social a todo o país”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O programa ainda tem outras duas metas a serem cumpridas: mais de 300 favelas e comunidades terão todas as ruas, becos e vielas com CEP por logradouro e contarão com um canal dos Correios para oferecer serviços postais essenciais, garantindo o atendimento e a entrega de cartas e encomendas nessas localidades, entre outras soluções. Além disso, os Correios terão presença garantida por meio de pontos de coleta em 100 favelas e comunidades urbanas espalhadas pelo Brasil.
O diretor de Operações dos Correios, Sergio Kennedy Soares Freitas, destacou que os territórios periféricos se mantêm ainda mais vivos e inseridos na agenda governamental. “Os Correios seguem à disposição para todas as ações que objetivem a ampliação do acesso pleno a todos os serviços sociais e a inclusão nos cadastros públicos. Isso contribui, ainda, para o reconhecimento institucional da moradia e dos territórios brasileiros: a periferia é viva, segura e, agora, com CEP para todos”, afirmou.
O CEP para Todos é um programa dos Correios que foi incorporado, em setembro de 2024, ao programa Periferia Viva, do Governo Federal, com o objetivo de construir e consolidar uma política pública de endereçamento e atendimento postal e de encomendas coerente com a realidade dos territórios periféricos, integrada a outras estratégias para a redução das desigualdades.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628