Notícias
+INFORMAÇÃO E CULTURA LOCAL
Ministro das Comunicações anuncia edital de rádios comunitárias para comunidades indígenas do Brasil
Os ministros das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e autoridades, durante o anúncio / FOTO: Shizuo Alves/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou nesta sexta-feira (10) que, em breve, a Pasta vai lançar um edital de rádios comunitárias voltado exclusivamente a comunidades indígenas.
Ele disse que uma equipe técnica do Ministério das Comunicações fará reuniões com o Ministério dos Povos Indígenas para tomar conhecimento de todas as comunidades indígenas existentes no Brasil, e assim, mapear as localidades com maior concentração de aldeias indígenas para contemplar no edital.
“Uma parceria que nasce do compromisso do governo do presidente Lula com a ampliação da conectividade e o fortalecimento da cidadania dos povos originários. A tecnologia aproxima as pessoas, facilita o acesso a serviços públicos, como educação e saúde, permite o compartilhamento de conhecimento e dá voz às culturas que são base da formação do nosso país. O Ministério das Comunicações já tem atuado com esse propósito e agora quer avançar ainda mais nessas políticas públicas”, afirmou Frederico.
O anúncio foi feito durante a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) – órgão vinculado ao Ministério dos Povos Indígenas e considerado a maior instância deliberativa para a elaboração de políticas públicas voltadas aos indígenas. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela própria ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
“A rádio é um meio essencial de informação e expressão coletiva, capaz de fortalecer identidades, preservar línguas e aproximar regiões distantes. Queremos garantir que essas vozes tenham mais alcance e reconhecimento. Quando um jovem indígena domina um meio de comunicação ou cria conteúdo, ele leva adiante sua história, sua língua e sua cultura. É assim que a tecnologia se torna uma aliada da autonomia e da liberdade. Por isso, seguiremos trabalhando para conectar e fortalecer nossas aldeias, gerando inclusão digital como instrumento de cidadania e democracia”, disse o ministro.
- Confira as fotos do evento neste link.
Ações do MCom
Frederico de Siqueira Filho falou ainda sobre diversas ações do Ministério em prol dos indígenas.
O programa Computadores para Inclusão, por exemplo, já doou mais de 1,1 mil máquinas para comunidades indígenas de todo o Brasil, além de ofertar cursos em várias regiões do país.
“No Rio Grande do Sul, jovens Kaingang iniciaram suas aulas de informática básica. Em Belém, o laboratório da Casa Maraká se tornou um espaço de articulação e comunicação para os povos que se preparam para a COP30”, complementou.
O ministro lembrou ainda que no território Yanomami, a Telebrás instalou antenas via satélite para garantir o funcionamento de serviços de saúde em polos-base como Surucucu e Auaris, entre outras localidades.
“A partir do Programa Bem Viver+, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, temos atuado na promoção dos direitos da população indígena LGBTQIA+. Só neste ano, doamos 75 computadores para os povos Guarani-Kaiowá e instalamos seis laboratórios de informática nas aldeias Jaguapiru, Bororó, Amambaí, Taquapery, Porto Lindo e Limão Verde”, finalizou.
Além dessas ações, o MCom tem atuado no Grupo Técnico de Apoio ao Comitê Interministerial de Desintrusão de Terras Indígenas, contribuindo para a proteção dos territórios e a dignidade dos povos originários.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628