Notícias
RECONHECIMENTO
Aluna de Aracaju (SE) recebe premiação do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, organizado pelos Correios
Foto: Divulgação
“Outrossim, espero que não interprete meu apelo como um clamor egoísta. Embora seja meu sofrimento que ecoa nestas palavras, sei que minha agonia é uma premonição de um mundo em declínio". O trecho é parte da carta vencedora do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, etapa nacional, escrita pela estudante Beatriz Kfouri Azevedo, de apenas 16 anos, moradora de Aracaju (SE).
O tema deste ano foi “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que razão ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, e aborda a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em especial o ODS 14, que trata da conservação e do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.
A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira (9), Dia Mundial dos Correios, e contou com a presença do secretário-executivo adjunto do Ministério das Comunicações, João Aloísio Vieira, e da subsecretária de Governança das Entidades Vinculadas do MCom, Lumárya Souza de Sousa.
Acompanhada da família, Beatriz fez a leitura da carta durante o evento. No texto, direcionado a Boyan Slat, ambientalista holandês que desenvolveu um sistema passivo de limpeza oceânica baseado em barreiras flutuantes, a estudante deu voz ao oceano, que pediu atenção e cuidado à humanidade.
“Sempre gostei de escrever histórias. Quando eu era criança, inclusive, fazia livrinhos ilustrados, que estão guardados até hoje”, relatou a jovem, ressaltando que se sentiu desafiada e inspirada pelo tema proposto.
Outras duas estudantes da região Nordeste ficaram com o segundo e o terceiro lugar: Ana Luiza Costa Silva, de Dom Pedro (MA), e Sâmia Gabriele Freitas Costa, de Parnaíba (PI).
“Um concurso como esse se faz extremamente importante nos dias atuais, em que a comunicação, principalmente entre os jovens, tornou-se mais digital, com textos curtos. Incentivar a escrita e a criatividade entre os estudantes é crucial para a educação no país”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, que se encontrou com a estudante Beatriz após a cerimônia de entrega do prêmio.
O presidente dos Correios, Emmanoel Schmidt, entregou à Beatriz o troféu e o certificado, e destacou a importância dos Correios para o país e para o mundo, ressaltando seu papel único de conectar pessoas e comunidades.
“Representamos a perfeita união entre tradição e modernidade, como uma instituição centenária que se reinventa constantemente para atender às demandas de um país de dimensões continentais”, afirmou.
Concurso
O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e aprimorarem os conhecimentos linguísticos.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, e é desenvolvida em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas, públicas e privadas, que selecionam entre as redações de seus alunos até duas melhores cartas para representá-las.
A edição deste ano teve 3.881 cartas inscritas, enviadas por 1.918 escolas de todo o país. Participam estudantes de até 15 anos de idade.
“O Dia Mundial dos Correios nos convida a refletir sobre a importância de um serviço que, há mais de um século e meio, conecta pessoas, sonhos e histórias. E o Concurso Internacional de Redação de Cartas estimula jovens de todo o país a escrever, a pensar, a sentir, a redescobrir o poder da palavra num mundo dominado pela velocidade das mensagens digitais”, destacou o secretário-executivo adjunto do Ministério das Comunicações, José Aloísio.
Na etapa internacional, a carta de Beatriz foi uma das cinco a receber menção honrosa. A estudante Reyyan Demiriz, da Turquia, foi a grande vencedora. A medalha de prata foi concedida a Phạm Đoàn Minh Khuê, do Vietnã, seguida por Kanlanfe Ingrid Ouali, de 13 anos, de Burkina Faso.
A premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento do 28º Congresso Postal Universal, em setembro de 2025, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com a participação de representantes do Ministério das Comunicações.
O Brasil é o segundo país mais premiado na história da competição, ficando atrás apenas da China. O país acumula três medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006), duas de prata (1978 e 1980), duas de bronze (1992 e 2015) e seis menções honrosas conquistadas ao longo das últimas décadas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628