Notícias
TECNOLOGIA
”O Brasil é um país que avançou no conceito de conectividade significativa”, diz uma das maiores especialistas em governo digital do mundo
Uma das mais respeitadas especialistas em governo digital do mundo, a portuguesa Sônia Jorge, participou nesta quinta-feira (9) do Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom). Referência no tema, Sônia afirmou que o Brasil é modelo para outros países por organizar diálogos transparentes e construir políticas nacionais relevantes de transformação digital.
“O Brasil é um país que avançou no conceito de conectividade significativa, mas também assumiu responsabilidades. É uma nação preocupada não só com a conectividade, mas com a educação, a alfabetização e as possibilidades de inclusão das pessoas de todas as regiões, cores, gêneros, raças, etnias e condições econômicas”, destacou.
O workshop reuniu especialistas internacionais, representantes de governos e acadêmicos para debater a elaboração das Políticas Nacionais de Cabos Submarinos e de Data Centers, que o Brasil pretende concluir até o próximo ano. O objetivo é regulamentar o setor, atrair investimentos e gerar mais empregos. As iniciativas foram elogiadas pela fundadora da Global Digital Inclusion Partnership (Parceria Global de Inclusão Digital).
“Os cabos submarinos são essenciais e o principal ponto de entrada do setor digital. Sem eles, não fazemos nada. Os temas do debate estão muito interligados, e parabenizo o Brasil por promover esse encontro de forma transparente e aberta. Isso é muito importante — muitos países não têm condições de fazer o mesmo”, afirmou Sônia Jorge.
A especialista também lembrou outro momento de destaque do Brasil durante o G20, realizado no país. O Ministério das Comunicações liderou os debates sobre economia digital e defendeu, em todos os encontros, que não há inclusão social sem inclusão digital.
“Trabalho em países da África, da América e de outras partes da América Latina e da Ásia, e todos observam o Brasil. Vocês já são um modelo, um marco de oportunidade para muitos países. Por isso, a responsabilidade é ainda maior: fazer bem, não apenas para o país e a população de vocês, mas para o mundo. O Brasil é chave no cenário global”, concluiu.
O Governo Federal entende que, sem uma infraestrutura digital moderna, é difícil levar conectividade e serviços de qualidade à população. Com a Política Nacional de Cabos Submarinos, o Brasil reafirma seu compromisso com a inovação e com a ampliação da conectividade.
Sobre o evento
O Ministério das Comunicações realizou, nesta quinta-feira (9), o Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, que contou com a presença do ministro Frederico de Siqueira Filho e reuniu representantes do governo federal, grandes empresas e especialistas internacionais.
O grupo debateu caminhos, desafios e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dessas duas áreas estratégicas para o Brasil. O evento contou com mais de 150 participantes presenciais. Entre os convidados internacionais e especialistas do setor estiveram nomes de destaque como Sônia Jorge, fundadora e diretora executiva da Global Digital Inclusion Partnership (GDIP); Luis Guillermo Alarcón, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Ana Luiza Valadares, representante da Meta.
A programação incluiu painéis e mesas-redondas sobre temas como:
- complexidades técnicas, econômicas e geopolíticas na implantação de cabos submarinos;
- estratégias para promover acesso aberto e diversidade por meio da segurança regulatória;
- diretrizes para a expansão de Data Centers no Brasil; e
- infraestrutura necessária para o armazenamento e processamento de dados essenciais à economia digital.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628