Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Comunidade LGBTQIA+ de São Paulo ganha novo laboratório de informática para capacitação e inclusão social
Foto: Henfil/MCom
Em celebração ao Mês do Orgulho e à Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, os ministérios das Comunicações e dos Direitos Humanos e da Cidadania inauguraram nesta quarta-feira (18) um novo Ponto de Inclusão Digital (PID) na capital paulista. A iniciativa, realizada em parceria com a associação Casarão Brasil, contempla a doação de 10 computadores recondicionados por meio do programa federal Computadores para Inclusão.
“Acreditamos na inclusão digital como um direito fundamental e um caminho concreto para garantir acesso a oportunidades, especialmente para populações historicamente marginalizadas. Essa entrega simboliza o compromisso do MCom com a cidadania e o fortalecimento das organizações que atuam pelos direitos da população LGBTI+”, afirmou a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério, Ludymilla Chagas.
Para a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SLGBTQIA+/MDHC), Symmy Larrat, a entrega simboliza a chegada das políticas públicas na ponta e a promoção da inclusão e do letramento digital para populações mais vulnerabilizadas.
"Essa entrega é muito importante para nós, porque esses computadores serão usados por equipamentos, organizações que recebem as pessoas LGBTQIA+ e dialogam com todas as estratégias que nós temos pensado no Governo. O enfrentamento à violência e o trabalho digno, que são os dois grandes eixos que a Secretaria tem trabalhado, têm ações de ponta, e todos esses computadores, chegando onde estão, se conectam a essas pessoas que integram as nossas ações e projetos na sua localidade".
Fundada em 2008, a organização Casarão Brasil atua na promoção da cidadania LGBTQIA+ com serviços em áreas como assistência social, saúde, educação e acolhimento. A chegada dos computadores irá ampliar a oferta de cursos, oficinas e serviços digitais para o público atendido.
O programa Computadores para Inclusão promove a sustentabilidade e a transformação social por meio da tecnologia. Equipamentos que seriam descartados por órgãos públicos são recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde também servem para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade.
Após o recondicionamento, os equipamentos são doados a pontos de inclusão digital em todo o país, como escolas públicas, telecentros e instituições sociais. A iniciativa promove inovação, sustentabilidade e cidadania digital, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
Além da inauguração do novo PID, o Ministério das Comunicações participa da 24ª Feira da Diversidade Cultural LGBTI+ de São Paulo, onde anunciará a doação de mais 150 computadores para entidades da sociedade civil que atuam em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ em diferentes regiões do Brasil.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628