Notícias
BALANÇO 2024
Viagem à China trouxe oportunidades para desenvolvimento da infraestrutura digital no Brasil
Foto: Kayo Sousa/MCom
Em outubro de 2024, o Ministério das Comunicações (MCom) viajou até a China com o objetivo de gerar novas oportunidades comerciais e buscar investimentos de companhias chinesas no Brasil.
No país, uma comitiva liderada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu com representantes do governo chinês e de diversas empresas de tecnologia e pesquisa. Foram tratados assuntos relacionados principalmente, ao mercado de telefonia e internet via satélite.
O Ministério das Comunicações publica neste mês de janeiro uma série de reportagens para divulgar as ações, projetos e programas ligados às telecomunicações e à radiodifusão que, em 2024, beneficiaram e vão continuar beneficiando milhares de brasileiros nos próximos anos.
Além do ministro, viajaram até a China o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif; e o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho.
Em Xangai, a comitiva conheceu a fabricante de satélites de baixa órbita, a empresa SpaceSail. Em novembro foi firmado um acordo sobre conectividade e economia digital com a empresa chinesa, fortalecendo as relações diplomáticas Brasil-China.
“O desafio é levar a relação bilateral a um novo patamar, que conecte nossas agendas para além dos aspectos comerciais, como a transição energética, a conectividade, o desenvolvimento industrial e o crescimento inclusivo e sustentável. Com estes acordos, queremos que os dois governos atuem para construir cidades cada vez mais inteligentes, melhorem a infraestrutura de telecomunicações e ajudem a superar as desigualdades sociais”, disse Juscelino Filho.
A SpaceSail está desenvolvendo um serviço de internet de alta velocidade por meio de um sistema de satélites de órbita baixa da Terra (LEO, na sigla em inglês). O memorando de entendimento assinado com a Telebras prevê que as empresas estudem a demanda por internet via satélite em locais que a infraestrutura de fibra óptica não chega, como áreas rurais, e a possibilidade de parcerias para levar inclusão digital a essas localidades.
Como resultado da missão ao país asiático, foi assinado, também, um memorando entre o Ministério das Comunicações e a Administração Nacional de Dados da China para o desenvolvimento de infraestrutura digital e inovação tecnológica, além do fortalecimento da indústria digital. Com isso, a expectativa é de fomento à políticas públicas, coordenação em foros internacionais e a realização de encontros técnicos.
A Administração Nacional de Dados da China apoia iniciativas de cidades inteligentes e desenvolve a infraestrutura digital. O órgão chinês tem a responsabilidade de criar sistemas e padrões para a economia digital do país. Suas funções incluem integrar, compartilhar, desenvolver e aplicar recursos de dados. A entidade já tem memorandos assinados com Peru, Uruguai, Chile, Paquistão e Vietnã.
Durante a visita oficial à China, a comitiva do ministério também se reuniu com representantes e diretores das empresas Huawei, HiteVision, BYD, ZTE, OPPO, CAST, GalaxySpace e Kwai.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628