Notícias
VISIBILIDADE TRANS
Ministério das Comunicações já entregou mais de 30 computadores a casas de apoio a pessoas trans
Foto: Divulgação
Por meio do programa “Computadores para Inclusão”, o Ministério das Comunicações já doou 32 computadores para casas voltadas ao apoio e acolhimento de pessoas trans em todo o país. Esses espaços destinam-se a oferecer um local seguro e inclusivo à comunidade trans para fortalecer a dignidade das pessoas atendidas.
“O Ministério das Comunicações reafirma seu compromisso com o respeito e a inclusão das pessoas trans, promovendo a diversidade e a equidade. Seguimos empenhados em conectar todos os brasileiros, sem distinção e com um olhar especial para aqueles que mais necessitam do apoio do Poder Público, garantindo assim um ambiente acolhedor e seguro", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O dia 29 de janeiro foi escolhido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans após o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, em 29 de janeiro de 2004. A campanha, organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com pessoas trans e travestis, foi um marco na história do movimento.
Essa data simboliza o combate à invisibilidade social que as pessoas trans enfrentam, além de lutar contra a discriminação, o preconceito e a violência que sofrem. Também é uma oportunidade para promover o respeito, a inclusão e a compreensão em relação à identidade de gênero de cada pessoa.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério, Ludymilla Chagas, afirma: “Essa iniciativa vai além da entrega de computadores; ela representa o compromisso do Estado em reconhecer a cidadania da população trans, historicamente marginalizada. Garantir acesso à inclusão digital é um ato de reparação social e de fortalecimento dos direitos humanos. São passos concretos para combater a exclusão, promover igualdade e reafirmar que a dignidade humana não é negociável".
Os 32 computadores foram distribuídos ao longo do ano de 2024 para os espaços Casa Rosa, Fonatrans, Distrito Drag, Tulipas do Cerrado e ONG Construindo Igualdade.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628