Notícias
Inclusão digital
Centro de referência em assistência à mulher negra do MA é contemplado com 20 computadores do Ministério das Comunicações
Foto: Joelson Fernandes
Com a presença de mulheres negras de vários movimentos do Maranhão, nesta segunda-feira (3), foi realizada a solenidade de entrega de 20 computadores ao Centro Estadual de Referência da Mulher Negra Ana Silvia Cantanhede, que fica na Rua do Sol, Centro Histórico de São Luís. A iniciativa é fruto da parceria entre Ministério das Comunicações (MCom), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semus).
“Hoje é um dia importante para o Maranhão e para o Brasil. Estar aqui entregando esses computadores em parceria com o IFMA e com o Governo do Estado é motivo de orgulho em ver que nosso compromisso com a inclusão digital vai trazer, também, a transformação social para a vida das mulheres negras maranhenses", afirmou Sônia Faustino, secretária executiva do Ministério das Comunicações.
Como parte do evento, foi inaugurado o Laboratório do Centro de Capacitação de Mulheres Pretas na entidade. Para a secretária estadual da Mulher, Abigail Cunha, a iniciativa vai ampliar a oferta de projetos e ações da promoção de políticas voltadas à autonomia econômica das mulheres maranhenses, principalmente as mais vulneráveis. “Esse programa vai capacitar essas mulheres, para que elas possam romper ciclos abusivos de violência e submissão, buscando autonomia e inserção no mercado. Agradecemos ao Juscelino Filho que muito nos orgulha pelo trabalho que vem fazendo à frente do ministério, representando nosso estado”, disse.
Computadores para Inclusão no MA
Os computadores foram doados graças ao programa Computadores para Inclusão, desenvolvido pelo Ministério, que mantém em São Luís um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) funcionando no IFMA. A unidade faz a recuperação dos equipamentos fora de uso de órgãos públicos para destiná-los a pontos de inclusão digital em todo o estado.
Pelo projeto, serão ofertados no Centro Estadual de Referência da Mulher Negra Ana Silvia Cantanhede, os cursos de Informática Básica, Montagem e Suporte, Introdução ao Linux e Tecnologias Digitais para Educação.
“O IFMA cumpre sua missão institucional, ampliando e fortalecendo o projeto em conjunto com o Ministério das Comunicações, garantindo a entrega desses equipamentos para que mulheres tenham acesso à inclusão digital e ao mundo da tecnologia. Vamos dar todo suporte na promoção dos cursos de capacitação na unidade”, explicou o reitor do IFMA, Carlos César Ferreira.
Referência em políticas para mulher negra no Nordeste
Localizado na Rua dos Craveiros, no Centro Histórico, o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra Ana Silvia Cantanhede é o primeiro equipamento do tipo na Região Nordeste. O espaço leva o nome de uma das principais referências da dança afro no estado e oferece acolhimento e segurança a mulheres negras vítimas de violência, racismo institucional, religioso e ambiental, além de outras formas de intolerância.
A diretora Ádemas Galvão contou que os equipamentos chegam em boa hora. “É um dia ímpar para nosso Centro e representa a realização de um grande sonho: o de proporcionar a formação de mulheres negras, oferecendo um espaço de conhecimento. Com os computadores, vamos ampliar o acesso à tecnologia e o atendimento às mulheres negras de São Luís e todo o estado”, concluiu.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628