
Objetivo
Registrar a percepção dos usuários sobre o conteúdo disponibilizado, oferecendo aos gestores métricas que orientam decisões de atualização e aprimoramento das informações
Para quais serviços
A ferramenta de Utilidade da Informação está habilitada em todas as páginas de orientação ao cidadão, que indicam como e onde acessar os serviços
Como fazer
Acesse a aba "Utilidade da Informação" no Painel de Gestão da Qualidade de Serviços Digitais. Nela, o gestor ou editor consegue ver a taxa atual de respostas positivas, os principais motivos de avaliação negativa e orientações práticas para melhorar o conteúdo, com destaque para orientações alinhadas à Política Nacional de Linguagem Simples

Conheça a ferramenta Utilidade de Informações na Página de Serviço
Desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital (SGD), a ferramenta Utilidade das Informações na Página de Serviço apoia gestores na qualificação do conteúdo das páginas de serviços disponíveis ao cidadão nas plataformas GOV.BR. Após a leitura da página, o usuário é convidado a responder a pergunta: "As informações desta página foram úteis para você?
Os percentuais de avaliações positivas e negativas obtidos nos últimos 12 meses são de conhecimento público e estarão visíveis na página do serviço, além de constarem no Painel de Monitoramento de Serviços Federais, como instrumento de transparência.
Para consultar os resultados detalhados e obter orientações de melhorias, gestores e editores podem acessar pelo Painel de Gestão da Qualidade, com acesso por sua área logada do GOV.BR.
Perguntas Frequentes
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Como posso atualizar as informações da página do meu serviço?
O gestor poderá atualizar as informações da página do seu serviço por meio da sua área logada do GOV;BR. Em caso de dúvidas sobre como atualizaar as informações acesse o Guia de Edição de Serviço ou solicite atendimento para edição de serviços do portal.
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Quem poderá me apoiar na escitra das informações?
O Laboratório de Qualidade (LabQ) pode apoiar o gestor na reescirta das informações da página, oferecendo orientações spbre linguagem simples e sobre a melhor abordagem para a apresentação do conteúdo.
O LabQ estará sempre disponível para enventuais dúvidas por meio do e-mail: labq@gestao.gov.br
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Como faço para conquistar o selo de Utilidade da Informação com meu serviço?
O selo de Utilidade da Informação é concedido ao serviço que alcançar, no mínimo, 45% de avaliações positivas nas páginas da plataforma GOV.BR. Ao atingir essa meta de respostas “Sim” na pergunta sobre a utilidade da informação, o gestor ou editor deve acessar a área logada do GOV.BR, preencher o Autodiagnóstico e, então, o serviço poderá receber o selo de Utilidade da Informação.