Automação de serviços
Vamos automatizar seus serviços?
Se você está acompanhando a transformação digital no governo, pode ver que todo dia tem entrega nova para a sociedade. E não vamos parar! Sabe por quê? A digitalização não é mais coisa do futuro. É o presente!
E essa transformação está sendo muito mais acelerada porque o governo federal construiu um sistema que está ajudando os órgãos no atendimento rápido às demandas da sociedade: a plataforma de automação.
Estamos entregando benefícios em forma de serviços mais simples, acessíveis e a um custo menor ao cidadão e às empresas, transformando a forma como o Estado se relaciona com a sociedade. Veja como exemplo o serviço Seguro-desemprego:
Antes: quando o trabalhador desejava obter o benefício, ele tinha que ir até uma superintendência da Secretaria do Trabalho para entregar documentos e fazer a solicitação. Gastava tempo e recursos com deslocamentos e papel, enfrentava filas e balcões de atendimento.
Agora: basta o trabalhador buscar o serviço no portal único gov.br, colocar a documentação solicitada e aguardar se está habilitado ao benefício. O processo é todo online, usando computador com acesso à Internet ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Venha automatizar os serviços de seu órgão e instituição, em tempo recorde, usando a plataforma de automação do Ministério da Economia e o apoio da Secretaria de Governo Digital!
Processo de automação de um serviço na prática
1 - Pactuação com a SGD de Plano Digital para transformação dos serviços do órgão: é a formalização do compromisso entre a SGD e o órgão para a transformação dos serviços
2 - Levantamento de requisitos para entendimento do serviço: a equipe do governo digital do Min. da Economia vai ao órgão e levanta os requisitos, ou seja vai entender o serviço, o que o órgão precisa, quais são os campos para o formulário, as informações necessárias para atendimento do serviço, anexos etc.
3 - Automação e construção de protótipo do serviço: o governo digital vai desenvolver uma versão prévia do protótipo com as telas dos formulários,
4 - Apresentação e homologação do protótipo do serviço com o órgão: momento de saber se o protótipo atende ao solicitado pelo órgão, correções ou sugestões.
5 - Automação e construção final do serviço digital: a equipe da SGD finaliza o formulário, considerando as sugestões e alterações dos órgãos.
6º - Apresentação e homologação final do serviço digital.
7 - Treinamento dos usuários do órgão no uso do serviço: momento da equipe da SGD mostrar como utilizar a ferramenta, como navegar no gov.br na ferramenta Lecon.
8 - Disponibilização do serviço digital para a sociedade no portal gov.br
Benefícios da automação dos serviços públicos:
- A cada serviço digital entregue, menos deslocamento, extinção de filas e atendimento em balcões, redução de papéis. É dinheiro que sobra para investir em aperfeiçoamento de processos internos, e na execução de políticas públicas;
- O serviço fica disponível no gov.br;
- Integrado ao login único do governo federal;
- Permite obter a avaliação pela sociedade para ajustes e melhorias;
- Todos os atendimentos são acompanhados pelo órgão e pelo cidadão de maneira transparente;
- E o que é melhor, a automação é sem qualquer custo para o órgão ao longo desse processo.
Então? O que você está esperando?
Venha fazer parte do movimento que está transformando o serviço público pelo digital. Marque uma conversa com a gente: governodigital@economia.gov.br.