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Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR

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Publicado em 12/04/2024 09h45 Atualizado em 12/09/2025 09h25
  • Quem Pode Integrar
    • O setor privado pode integrar-se ao Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR?

      Não. A integração é exclusiva para: 

      • Órgãos da administração pública direta federal, incluindo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público da União. 

      • Entidades da administração pública indireta federal, como empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, autarquias e fundações públicas 

      • Administrações diretas e indiretas dos demais entes federados, mediante atos normativos próprios. 

    • A integração está disponível para serviços que enfrentam concorrência de mercado?

      Não, a integração com os produtos do Ecossistema de Identidade Digital GOV.BR não é disponibilizada para sistemas que operam em áreas com concorrência de mercado, como é o caso dos serviços bancários. 

  • Pré-Requisitos para Integração
    • Quais são os pré-requisitos para a integração ao Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR?
      • Ser um órgão público; 

      • O serviço escolhido para a integração deve proporcionar um benefício público à sociedade; 

      • A solicitação de integração deve ser realizada por um gestor público; 

      • O sistema a ser integrado deve estar hospedado em um domínio GOV.BR; 

      • Os órgãos municipais devem aderir à Rede Nacional de Governo Digital antes de iniciar a integração com qualquer produto da Identidade Digital. 

    • Existem pré-requisitos para solicitar a integração com a Assinatura Eletrônica GOV.BR?

      Sim. É essencial que o órgão solicitante já tenha concluído a integração com a Conta GOV.BR. 

  • Integração de Serviços em Desenvolvimento
    • Posso solicitar a integração enquanto o serviço ainda está em desenvolvimento?

      A integração deve ser solicitada apenas para serviços que estão prontos ou em fase final de desenvolvimento. 

  • Onde Usar
    • Quais serviços podem ser integrados ao Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR?

      Serviços públicos que tragam benefícios à sociedade. 

       

    • E sobre serviços com dados sensíveis?

      Serviços que manipulam dados sensíveis podem ser integrados, desde que cumpram os requisitos necessários, incluindo uma Conta GOV.BR de, no mínimo, nível prata e autenticação de dois fatores habilitada. 

  • Como Integrar
    • Como solicitar a integração com os produtos do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR?

      Acesse o portal do Serviço de Integração aos Produtos da Identidade Digital GOV.BR, preencha o formulário de solicitação de integração e siga as instruções para gestores públicos.

    • É necessário assinar o Formulário de Solicitação de Integração?

      Não é exigida assinatura; o gestor público deve possuir uma Conta GOV.BR de nível prata ou ouro. 

    • Posso solicitar a integração de dois ou mais serviços do meu órgão no mesmo pedido?

      Não. É necessário preencher uma solicitação individual para cada serviço que deseja integrar.  

    • Como acompanhar o processo de solicitação de integração?

      O acompanhamento é feito pelo portal do Serviço de Integração aos Produtos da Identidade Digital GOV.BR, onde você verificará o status da sua solicitação.  

    • Qual é o prazo para análise da solicitação?

      O prazo para a análise é de 10 dias úteis. 

    • O que significa a rejeição de uma solicitação de integração?

      Indica que o serviço não atende aos requisitos necessários para a integração com os produtos do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR. 

    • Caso minha solicitação seja aprovada, quais são as etapas subsequentes do serviço?

      Após a aprovação da sua solicitação, o serviço passará pelas seguintes etapas: 

      1. Recebimento das Credenciais de Homologação: Você receberá as credenciais necessárias para iniciar os testes no seu ambiente de homologação. 

      2. Desenvolvimento e Testes: Deverá desenvolver a integração conforme as diretrizes fornecidas nos roteiros técnicos de integração de cada produto e realizar os testes necessários para garantir o funcionamento adequado. 

      3. Submissão para Homologação: Após os testes, envie um vídeo com a integração realizada para avaliação final da nossa equipe. O vídeo deve seguir as orientações apresentadas nos roteiros técnicos de integração.  Nesta etapa, os dados de produção do sistema deverão ser informados. 

      4. Recebimento das Credenciais de Produção: Uma vez homologada, você receberá as credenciais para o ambiente de produção. 

      5. Disponibilização do Serviço: Com a credencial de produção, o serviço deverá ser disponibilizado para uso público e a data de disponibilização para a sociedade deve ser informada no formulário. 

      6. Informar a data: Informar a data em que o serviço foi disponibilizado para a sociedade. O fornecimento desta data finaliza o processo de integração. 

  • Credenciais de Homologação e Produção
    • Como obtenho as credenciais de homologação?

      As credenciais são fornecidas após análise de viabilidade da solicitação e atendimento aos requisitos dispostos na Portaria SGD/MGI Nº 7.076, de 2 de outubro de 2024 em até 3 dias úteis, exceto se houver necessidade de ajustes.

      A credencial de homologação do Login será disponibilizada no próprio formulário de solicitação. A credencial de homologação da Prova de Vida e da Assinatura Eletrônica serão enviadas diretamente ao e-mail do Responsável Técnico da solicitação de integração.

    • O que fazer após receber as credenciais de homologação?

      Inicie o desenvolvimento da integração seguindo os roteiros técnicos disponíveis no portal do Serviço de Integração aos Produtos da Identidade Digital GOV.BR. 

    • Finalizei o desenvolvimento, o que devo fazer agora?

      Após concluir a fase de desenvolvimento da integração, é necessário atualizar o status da sua solicitação no portal do Serviço de Integração aos Produtos da Identidade Digital GOV.BR, indicando a conclusão dessa etapa. Para isto, submeta os documentos indicados no formulário da solicitação e preencha as informações técnicas de produção. Com essas informações, a nossa equipe procederá com a homologação da integração e poderá seguir com os procedimentos para criar a credencial de produção. Você encontrará todas as diretrizes e passos detalhados para a homologação nos roteiros disponíveis em nosso portal. 

    • E após a homologação, quando recebo as credenciais de produção?

      As credenciais serão disponibilizadas em até 3 dias úteis, exceto se houver necessidade de ajustes. A credencial de produção do Login será disponibilizada no próprio formulário de solicitação de integração. A credencial de produção do Prova de Vida e da Assinatura Eletrônica serão enviadas diretamente ao e-mail do Responsável Técnico.

    • Recebi as credenciais de produção, mas ainda não defini uma data para disponibilizar o serviço à sociedade. O que devo fazer?

      Após receber as credenciais de produção, o órgão tem um prazo de 30 dias para informar a data em que o serviço foi disponibilizado para a sociedade. Se órgão precisar de mais prazo para disponibilizar o serviço, será necessário informar à SGD pelo portal do serviço para que assim, avalie o pedido e aumente o prazo no portal.  

    • O contrato com a empresa de desenvolvimento encerrou e não será renovado. Como proceder para cancelar ou solicitar novas credenciais para os ambientes de homologação e produção?

      Para cancelar ou solicitar novas credenciais, envie um pedido para o e-mail integracaoid@gestao.gov.br, detalhando a situação e as necessidades do órgão.  

  • Finalização e Uso da Integração
    • Quando um processo de integração é finalizado?

      Quando o órgão informa a data de disponibilização do serviço para a sociedade. 

    • Após concluir a integração, posso utilizá-la em outras aplicações do meu órgão?

      Não. É necessário solicitar uma nova integração para cada aplicação. 

  • Outras Informações
    • Qual o conceito de Portal de Serviços no processo de integração?

      É uma plataforma digital que centraliza e disponibiliza uma variedade de serviços digitais e informações aos cidadãos em um único sítio, facilitando o acesso e a interação com diferentes funcionalidades. Por exemplo, os Portais de Serviços estaduais e municipais. 

    • Qual o conceito de sistemas que atendam a diversos órgãos para o processo de integração?

      Um sistema que será ou já foi integrado  aos produtos do Ecossistema da Identidade Digital por um determinado órgão e será disponibilizado por este órgão a outros órgãos e entidades sem a necessidade de integração.

    • Há prazos estipulados para que o gestor interaja com as etapas do processo?

      Sim.

      Nas etapas Preencher informações iniciais, Preencher dados para credencial de homologação e Confirmar dados há um prazo de 30 dias em cada uma para que o gestor complete os dados necessários para enviar a solicitação. 

      Na etapa Aderir a RedeGov, o gestor possui um prazo de 3 meses para finalizar os procedimentos de adesão para após, seguir com as atividades de integração.

      Na etapa Disponibilizar serviço em produção também há prazo estabelecido. Entretanto, este assunto já foi abordado na pergunta “E após a homologação, quando recebo as credenciais de produção” desta FAQ. 

      Caso não haja interação nestas etapas da demanda dentro dos prazos estabelecidos a demanda será automaticamente cancelada e o órgão deverá inicar um novo processo de solicitação de integração.

  • Solicitação de alteração nas integrações
    • Como solicitar alterações em dados da minha integração?

      Para solicitar alteração nos dados de uma integração concluída, acesse o serviço de Pós-Integração - Identidade Digital GOV.BR. Este serviço oferece suporte contínuo para assegurar a manutenção, atualização e segurança das integrações realizadas. Por meio dele, é possível solicitar: 

      🔄 Atualização de dados cadastrais

      🌐 Atualização das integrações de portais de serviço

      🏛️ Atualização das integrações disponibilizadas a outros órgãos ou entidades públicas

      🔗 Atualização de URLs associadas ao serviço

      🛡️ Renovação do client secret

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