Notificação personalizada
As notificações personalizadas visam aprimorar a relação entre governo e cidadãos por meio do envio de notificações personalizadas e proativas para atender a alguma necessidade do usuário, seja relativa ao exercício de um direito ou o cumprimento de um dever.
A Portaria SGD/MGI nº 4.444, de 27 de junho de 2024 define a comunicação personalizada como todo evento ou conjunto de eventos de notificação do governo em relação aos cidadãos, em caráter individualizado, com o objetivo de prestação de serviços públicos específicos por canais digitais pessoais.
Ela visa definir diretrizes para este tipo de notificação e, além disso, estimular que os órgãos do governo identifiquem políticas e serviços públicos que poderão utilizar a notificação personalizada para melhorar sua execução.
Benefícios
- Aumento da segurança
- Aumento da satisfação
- Aumento do uso de serviços
- Retenção e fidelização
- Aumento da confiança
- Individualização na comunicação
Em 2024, a Secretaria de Governo Digital realizou importantes ações para o aprimoramento das notificações personalizadas.
Uma iniciativa de destaque foi a publicação da já referida Portaria SGD/MGI nº 4.444/24.
Além disso, foram realizadas notificações personalizadas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, tanto para a confirmação de seus cadastros para o recebimento do Auxílio Reconstrução, como para divulgar para as pessoas sobre a disponibilidade da Carteira de Identidade Nacional no aplicativo gov.br (considerando o fato de que muitas pessoas perderam seus documentos de identidade físicos durante as enchentes).
Foram ainda notificados empregadores domésticos com débitos existentes na Receita Federal em 2024, uma ação que visou, por um lado, proteger os empregados domésticos e, por outro, lembrar os empregadores que poderiam ter esquecido dos prazos de pagamento dos tributos. Esta ação proporcionou que mais de 60 mil pessoas quitassem seus débitos, gerando ainda uma receita adicional de R$46 milhões para os cofres públicos.
Em 2025, esta ação passou a contar também com a Caixa Postal Digital do Cidadão como canal de notificação.