O que é a Infovia Brasília ?
A Infovia Brasília consiste em uma infra–estrutura de rede óptica de comunicações implementada para fornecer aos órgãos federais e distritais, situados em região metropolitana, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e de alta disponibilidade.
Histórico da Infovia Brasília
No início dos anos 2000, servidores da Infraestrutura do Ministério do Planejamento (MP) começaram a estudar a viabilidade de construir uma rede de fibra óptica metropolitana no Distrito Federal, visando fornecer aos órgãos da Administração Pública Federal (APF) serviços e aplicações mais seguras, de baixo custo, alta capacidade de tráfego, alta disponibilidade, desempenho e qualidade.
Em 2003, iniciaram-se as obras da Infovia Brasília. O MP firmou um contrato com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para compartilhar a infraestrutura de dutos e postes do sistema de distribuição de energia elétrica para a instalação dos cabos de fibra óptica da Infovia Brasília. Parte das fibras foi instalada em rede própria do Ministério e outra parte nos dutos e postes da CEB.
Em 2004, foi finalizada a primeira parte da Infovia Brasília, compreendendo 4 Backbones e 4 concentradores:
- Segmento 01, indicado pela linha lilás com uma fibra de 96 fios que vai do Bloco C até MF (Bloco O); total de 2.900 metros;
- Segmento 02, indicado pela linha verde com uma fibra de 96 fios que vai do MF (Bloco O); até SERPRO (L2 Norte); total de 1.900 metros;
- Segmento 03, indicado pela linha vermelha com uma fibra de 96 fios que vai do SERPRO (L2 Norte); até MFAZ (Órgãos Regionais – SAS); total de 3.857 metros; e
- Segmento 04, indicado pela linha azul com uma fibra de 144 fios que vai do MFAZ (Órgãos Regionais – SAS); até o Bloco C; total de 2.554 metros.
Expansão da rede
Simultaneamente, o MP firmou um Acordo de Cooperação com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O Ministério ficou responsável pela construção e manutenção da rede, enquanto o SERPRO assumiu a operação, gestão e formalização de contratos com os órgãos que desejassem se conectar à Infovia Brasília.
Após a execução da primeira fase da Infovia Brasília, surgiu a necessidade de expandir a rede. Ao longo dos anos, o Ministério construiu mais rede própria e firmou Acordos de Cooperação Técnica com organizações que possuem vasta infraestrutura no Distrito Federal, como:
- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP);
- Governo do Distrito Federal (GDFnet);
- Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS).
Essas parcerias visaram promover a colaboração e o intercâmbio entre as organizações, principalmente no compartilhamento da infraestrutura. Assim, a Infovia Brasília pôde utilizar a infraestrutura dos parceiros para lançar cabos de fibra óptica e atender áreas mais afastadas do Plano Piloto. Como resultado, a Infovia Brasília conseguiu conectar órgãos nas regiões satélites, como Sobradinho, Gama, Colorado, Granja do Torto, São Sebastião, Lago Sul, entre outras.
Atualmente a Infovia Brasília possui 7 backbones, 8 anéis e várias extensões e acessos.
Atualmente, a infraestrutura da Infovia Brasília conecta mais de 200 pontos em mais de 80 (oitenta) órgãos da APF, além de diversos órgãos participantes. A malha da rede já ultrapassa 230 km de fibra óptica e atende às demandas atuais e futuras relativas ao funcionamento da APF em Brasília.
A Infovia Brasília é uma rede de comunicação que melhora a qualidade dos serviços públicos, aumentando a segurança nas trocas de informações, reduzindo custos de comunicação e agilizando o atendimento às demandas dos cidadãos.
São mais de 20 anos prestando serviços de comunicação de alto desempenho e elevado padrão tecnológico aos órgãos, que dão suporte aos projetos de Governo Eletrônico, as diversas aplicações, sistemas e serviços do Governo Federal.
Benefícios para os órgãos
- Redução de gastos, em função do maior controle das compras governamentais nas áreas de telecomunicações e da possibilidade de maior economia na contratação conjunta de serviços, como telefonia fixa e Internet, uma vez que é possível utilizar a infraestrutura da Infovia Brasília para distribuir os serviços entre os órgãos públicos;
- Contribuir com a padronização de soluções de comunicação e de conectividade dos órgãos da APF;
- Maior flexibilidade em expansões futuras e em adoção de novas aplicações de serviços demandantes de maior banda de comunicação;
- Garantia de um padrão elevado de qualidade de serviço nas comunicações entre órgãos e com a Internet, bem como da qualidade dos serviços de telecomunicações prestados aos órgãos da APF;
- Aumento do sigilo e da segurança da informação, relacionados às comunicações do governo federal e nas trocas de informações e documentos entre os órgãos públicos;
- Melhor desempenho dos serviços e aplicações que utilizam redes de comunicações de dados de alta taxa de transmissão;
- Preservação da propriedade sobre a infraestrutura da rede pelo governo, possibilitando maior flexibilidade nas decisões de adoção de novos serviços e com maiores capacidades para APF;
- Introdução de novos serviços multimídia para os usuários da rede, como voz sobre IP (VoIP) e videoconferência;
- Maior independência em relação às empresas privadas prestadoras de serviço de rede e de telecomunicações;
- Aumento da confiabilidade das informações governamentais que trafegam nas redes;
- Aumento da agilidade no atendimento às demandas dos cidadãos.
Para conhecer os órgãos que utilizam os serviços da Infovia Brasília basta clicar no link abaixo, referente ao Portal de Dados abertos:
https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/relacao-de-orgaos-que-utilizam-a-malha-da-infovia
Outras tecnologias de conectividades também estão presentes no ambiente tecnológico dos órgãos do Executivo Federal, como SDWAN e MPLS, com características próprias e operação por parceiros como empresas públicas ou privadas. Na contratação de conectividade deve -se considerar o que versa o Decreto 12124 de 30 de julho de 2024.
Se o seu órgão tem interesse na contratação da rede Infovia, acesse: https://www.gov.br/pt-br/servicos/contratar-infovia e https://loja.serpro.gov.br/infovia.