Notícias
INSTITUCIONAL
Ministério da Gestão anuncia mudança na Secretaria-Executiva
Cilair Rodrigues de Abreu assume a Secretaria-Executiva após três anos de gestão de Cristina Kiomi Mori. Foto: André Corrêa
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa a mudança no cargo da Secretaria-Executiva da pasta, conforme decretos publicados nesta quarta-feira (7/1) no Diário Oficial da União, assinados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Cilair Rodrigues de Abreu assume o cargo no lugar de Cristina Kiomi Mori.
A pedido, Cristina Kiomi Mori deixa o cargo após três anos de atuação. Nesse período, teve papel estratégico no fortalecimento da capacidade institucional do Estado e na condução de agendas estruturantes de modernização da administração pública federal. Entre os principais marcos de sua gestão, Cristina participou da concepção e coordenação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa inédita no governo federal que redefiniu o modelo de ingresso, com provas aplicadas em centenas de municípios, democratizando o acesso às carreiras públicas.
A atuação de Cristina foi decisiva também para a consolidação das políticas de ações afirmativas no âmbito do CPNU, com o fortalecimento das cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além da ação afirmativa de equidade de gênero incorporada ao a segunda fase do CPNU 2, com equiparação do número de mulheres convocadas. Iniciativas que contribuíram para tornar os concursos públicos mais representativos da diversidade da sociedade brasileira.
Para a função de Secretário-Executivo, foi nomeado Cilair Rodrigues de Abreu, que assume o cargo com a missão de dar continuidade às ações em curso e apoiar a implementação das prioridades do ministério voltadas ao fortalecimento da capacidade estatal e de modernização do Estado Brasileiro para inovar e entregar melhores políticas públicas em benefício da população. Servidor de carreira, Cilair possui ampla com atuação nas áreas de planejamento, orçamento e gestão pública. É doutor e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), exerceu funções estratégicas na administração pública federal, especialmente na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi diretor e secretário adjunto em três secretarias.
Desde 2023, Cilair Rodrigues de Abreu esteve à frente da Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, período em que liderou o fortalecimento dos serviços compartilhados como instrumento estratégico de modernização administrativa no âmbito do Poder Executivo federal.
Nesse contexto, o ColaboraGov se consolidou como a principal iniciativa federal de serviços compartilhados, estruturando um novo modelo de cooperação entre órgãos e entidades da administração pública. O programa atualiza e amplia o conceito de serviços compartilhados ao promover a padronização de processos, a integração de sistemas e o compartilhamento de estruturas administrativas em áreas estratégicas como licitações, contratos, logística, orçamento e gestão de pessoas.
Com a mudança, Isabela Gebrim, que atuava como secretária-adjunta da área, assume a liderança da SSC. Isabela possui ampla formação em Administração, Economia e Gestão Pública e reúne mais de 15 anos de experiência em administração pública, logística, contratações, orçamento e finanças. Ao longo de sua trajetória, exerceu funções estratégicas no governo federal, incluindo os cargos de subsecretária de Orçamento e Administração no Ministério das Comunicações, coordenadora-geral de Serviços Compartilhados na Central de Compras do Ministério da Economia e coordenadora-geral de Logística no Ministério da Integração Nacional.