Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
SPUnet: a plataforma unifica gestão de mais de 57 mil imóveis de uso especial da União a partir desta quinta-feira (2)
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), encerra nesta quinta-feira (2) a operação do Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial (SPIUNET) e do Sistema de Requerimento Eletrônico de Imóveis (SISREI) para novas solicitações. A partir dessa data, todos os processos realizados nessas plataformas passam a ser executados exclusivamente no SPUnet — a Plataforma Integrada de Gestão do Patrimônio da União.
De acordo com dados disponíveis no Portal de Transparência Ativa da SPU, a migração abrange, nesta etapa, um universo de 57 mil imóveis da União classificados como de uso especial — categoria que reúne os bens destinados à execução de serviços administrativos ou à prestação de serviços públicos, como prédios de repartições e equipamentos públicos, a exemplo de escolas e hospitais.
O SPUnet é a principal iniciativa de transformação digital da SPU. Gradualmente, a plataforma substitui sistemas legados, entre eles o SPIUNET, responsável pelo processamento e pela integração das informações patrimoniais e contábeis dos imóveis de uso especial ao SIAFI — de uso obrigatório por todos os órgãos e entidades dos três Poderes da Administração Pública Federal, com exceção das Empresas Estatais Federais Dependentes. A migração desativa também o SISREI, concentrando todos os requerimentos em um único ambiente.
Estruturado em 12 módulos, o SPUnet contará com onze em operação após a implantação atual — o módulo de fiscalização permanece em desenvolvimento. Com a desativação do SPIUNET, os módulos de cadastro, avaliação, destinação e contabilidade receberão evoluções para integrar os imóveis registrados no Sistema Integrado de Administração Patrimonial (SIAPA). A plataforma incorporará ainda novas funcionalidades para a gestão das receitas patrimoniais e processos adicionais, o que permitirá, futuramente, o desligamento definitivo do SIAPA. A entrega do Produto Mínimo Viável (MVP) está prevista para dezembro de 2026, quando todos os macroprocessos finalísticos da gestão patrimonial federal estarão reunidos em um único ambiente — do cadastro e da incorporação de imóveis à gestão de contratos, avaliação, destinação, fiscalização e contabilidade.
Avanços
A implementação completa do SPUnet deve transformar a gestão patrimonial em diferentes dimensões. No plano estratégico, gestores terão uma visão integral e consistente de todo o patrimônio imobiliário da União. No plano tático, será possível articular os diferentes macroprocessos de forma coordenada. No operacional, servidores passarão a interagir com um único sistema, simplificando rotinas e garantindo a consistência das informações.
"Para a sociedade, a plataforma representa mais transparência na gestão do patrimônio público, processos mais ágeis e serviços digitais de melhor qualidade — beneficiando também os órgãos e entidades da Administração Pública Federal", analisa a secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi. "Por isso, para nós, essa entrega representa modernização, integração e transparência, além de reforçar nosso compromisso com a gestão eficiente do patrimônio de todos os brasileiros", destaca.
O SPUnet está alinhado à Estratégia de Transformação Digital da SPU (ETD-SPU) 2024–2027 e tem priorização estratégica no MGI.
Informações para usuários
Todas as orientações sobre o desligamento do SPIUNET e do SISREI — incluindo como acessar o SPUnet, conteúdos de capacitação, perguntas frequentes e a relação de pontos focais por órgão — estão disponíveis na página de Transformação Digital da SPU.