Notícias
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ministério da Gestão defende ação conjunta com cidades para enfrentar crise climática
Fórum de Desenvolvimento Sustentável destaca a importância da ação conjunta entre municípios e governo federal para enfrentar a crise climática e promover justiça social. Foto: Wendella Alves (ICS)
A abertura do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, realizada em Brasília nesta quarta (15/10), teve como destaque o papel dos municípios no desenvolvimento sustentável do Brasil. Enzo Tessarolo, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destacou a importância de fortalecer a capacidade institucional dos municípios para enfrentar os desafios da agenda climática e da redução das desigualdades.
“Não podemos nos dar ao luxo da ignorância. Onde alguns pretendem aplicar força e arbítrio, nós queremos inteligência e justiça. E é nesse contexto que as cidades se tornam protagonistas”, afirmou Enzo. Segundo ele, o governo federal tem trabalhado para apoiar os governos locais por meio de programas que estimulam a cooperação e a inovação.
“A governança interfederativa ainda é frágil, e os sistemas nacionais carecem de financiamento robusto para ações de mitigação e respostas ágeis. É por isso que o governo federal, por missão dada pelo presidente da República e acolhida pelo Ministério da Gestão, tem atuado para apoiar prefeituras e governos estaduais a melhor se estruturarem”, destacou. Ele citou o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) como instrumento que fortalece capacidades e promove a integração entre os entes federados.
O evento contou com representantes do governo federal, de prefeituras, da sociedade civil e de organismos internacionais. Para Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil, a transformação do país passa pelas cidades. “São nelas que se definem políticas públicas e se implementam soluções que melhoram o meio ambiente e a vida das pessoas. Cuidar das cidades é, portanto, cuidar do planeta e das pessoas”, garantiu.
A prefeita de Vitória da Conquista (BA) e representante da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Sheila Lemos, reforçou que o diálogo local é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Se quisermos transformar o mundo, temos que olhar com carinho para as cidades. É um trabalho que precisa ser feito a várias mãos”, concluiu.
O Fórum é considerado uma etapa preparatória para a COP30 e reúne gestores públicos e representantes de diversos setores para debater o papel das cidades no cumprimento da Agenda 2030. Esta é a terceira edição do evento. A primeira foi realizada em 2022 em São Paulo, enquanto, em 2023, a segunda foi em Belém, no Pará. O evento é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, realizada em parceria com Caixa Econômica Federal, Fundação Grupo Volkswagen e Fundação Feac.\
Assista a abertura do evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yh6DIXCPx74