Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Estratégia e Governança
      • Processo Eletrônico Nacional (PEN)
      • Programa Nacional de Processo Eletrônico
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Pró-Integridade
      • Sustentabilidade
      • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
    • Análise de Impacto Regulatório (AIR)
      • Dispensas de AIR
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e transferências de recursos financeiros
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Protocolo de Intenções
      • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos
      • PDA
      • Painel de Dados Abertos da CGU
      • Portal Brasileiro de Dados Abertos
    • Informações Classificadas
      • Formulário para desclassificação de informações
      • Pedido de Desclassificação de Informação ou de revisão da classificação de informações classificadas
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
    • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público 2025
    • Perguntas Frequentes
      • Concursos Públicos
      • Sigepe
      • Ponto eletrônico
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Servidores
      • Servidores
      • Concursos públicos
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Capacitação
      • Avaliação de Desempenho Institucional
      • Seleções Públicas
    • Sanções Administrativas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes (“Quem é quem”)
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Estratégia e Governança
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Execução orçamentária e financeira
      • Demonstrações Contábeis
      • Demonstrativo Bimestral Orçamentário e Financeiro
      • Obras
      • Licitações e Contratos
      • Vagas de Consultoria
      • Empregados Terceirizados
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Abordagens, Determinações e Recomendações de Órgãos de Controle
      • Rol de Responsáveis
      • Acórdão TCU nº 1.286/2021
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Contatos e horário de atendimento
      • Transferências
    • Privacidade e proteção de dados
    • Estratégia e Governança
    • Acordos de Cooperação com a Sociedade Civil
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
    • Ações afirmativas na Gestão
      • Reserva de vagas para negros em concursos públicos​
      • Reserva de vagas para indígenas em concursos públicos
      • Reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos
    • Almoxarifado Virtual Nacional
    • Central de Compras
      • Almoxarifado Virtual Nacional
      • MobGov
      • Taxigov
      • Transparência
      • Projetos em Andamento
      • Formulários
      • Serviço Centralizado de Limpeza
      • Ações para o G20 no Brasil
      • Codificagov
      • Mais serviços
      • Conheça a SEGES e a Central de Compras
      • Central de Compras
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Compra Direta de Passagens
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Gestão abre Intenção de Registro de Preços para contratação de serviço móvel pessoal com gerenciamento de dispositivos
      • 3º Seminário de Boas práticas em Contratações Públicas
    • Comissão dos Ex-Territórios Federais
      • Atas de Julgamento
      • Portarias de Deferimentos
      • Notícias
      • Fatos ou Fakes?
      • Legislação
      • Central de Atendimento CEEXT
      • Roda de conversas
      • Notificações
    • Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável
      • Sobre a Comissão
      • Resoluções, Atas e Comunicados
      • Dados e Estudos
      • Normativos
      • Eventos
      • Eventos
      • ENCP
    • Compras governamentais
    • Conta gov.br
    • Contratação de mulheres em situação de violência
      • Perguntas Frequentes
      • Legislação
      • Alteração do Decreto 11.430/23: agiliza adesão e reforça responsabilidades na política de cotas para mulheres em situação de violência doméstica
    • Especial - Imóvel da Gente
    • Empresas Estatais Federais
      • A SEST
      • Agenda Pública
      • Dados Gerais: Conselhos e Estatais
      • Empresas Estatais Federais
      • Espaço do Conselheiro
      • Governança
      • IG-SEST
      • Legislação
      • Orçamento
      • Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais
      • Panorama das Estatais
      • Pessoas
      • Quem é Quem
      • Transparência
    • Corregedoria
      • NOTÍCIAS
      • Documentos e Pdfs
      • Instrução Normativa CORREG/MGI nº 22, de 16 de julho de 2024:
    • Gestão e Inovação
      • Compras públicas centralizadas
      • Informações, sistemas e serviços de gestão
      • Inovação Governamental e Carreiras Transversais
      • Modelos organizacionais
      • Contratações públicas, normas e sistemas de logística
      • Transferências da União e Monitoramento de Obras Públicas
    • Governo Digital
      • Governo Digital
    • Meu Imóvel Rural
      • FAQ
    • Nova Lei de Licitações
    • Patrimônio da União
      • Governança
      • História da SPU
      • Estrutura Organizacional
      • Serviços da SPU
      • Fale Conosco SPU
      • Ouvidoria
      • Perguntas e respostas
      • Atendimento ao cidadão
      • Perguntas frequentes
      • Estrutura Organizacional
      • Destinação - Entidades
      • Secretaria do Patrimônio da União
      • Imóvel da Gente
      • Programas e Ações
      • Geoportal
      • Projeto Racionaliza
      • Gestão de Praias
      • Carta de Serviços SPU
    • Pesquisa Vozes
      • Perguntas e Respostas - Pesquisa Vozes no Serviço Público
      • Passo a passo
      • Experiências internacionais
      • Cronograma
      • Taxa de adesão
      • Quem é Quem na Pesquisa Vozes
      • Uso dos dados
      • Arquivos
      • Relatórios
    • Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do MGI 2024-2026
    • Portal de Compras
    • Portal do Servidor
    • Programa de Gestão e Desempenho
      • Portal PGD
      • glossário
    • Receitas Patrimoniais
      • Receitas Patrimoniais
    • Serviços Compartilhados
    • Sistema de Concessão de Passagens
    • Transferegov.br
    • Cine Bloco K
    • Transformação do Estado
    • Congresso do CLAD 2024
    • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • MGI na COP30
    • Balanço das Ações 2023/25
  • Canais de Atendimento
    • Chat de atendimento da conta gov.br
    • Contatos
    • Fale Conosco
    • Imprensa
      • Avisos de Pauta
    • Ouvidoria
      • Serviços
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Central de atendimento aos usuários de serviços e sistemas do MGI
  • Central de Conteúdo
    • Publicações
      • Apresentações
      • Artigos
      • Boletins
      • Demonstrações Contábeis
      • Editoriais
      • Manuais
      • Revistas
      • Planos
      • Guias
      • Livro CPNU
    • Balanços da Gestão
      • Balanço - 2024
      • 6 meses
      • 100 dias
      • Balanço das Ações 2023/25
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • Linkedin
      • YouTube
      • Flickr
      • Regras de convivência
      • Bluesky
    • Relatórios das Estatais
    • Relatório States of the Future
      • Relatório Multimídia
      • Relatório States of the Future - Versão em Português
      • Final Report States of the Future - English Version
      • Informe Final State of the Future - Espanõl Versión
    • Documento de discussão - “Um Estado inclusivo, democrático e efetivo a serviço da população brasileira”
    • Estado, Democracia e Desigualdades Na América Latina e Caribe
  • Composição
    • Quem é Quem
      • Ministra e Órgãos de Assistência Direta
      • Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado | SETE
      • Secretaria de Gestão e Inovação | SEGES
      • Secretaria de Governo Digital | SGD
      • Secretaria de Gestão de Pessoas | SGP
      • Secretaria de Relações de Trabalho | SRT
      • Secretaria do Patrimônio da União | SPU
      • Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais | SEST
      • Secretaria de Serviços Compartilhados | SSC
      • Arquivo Nacional | AN
      • Comissão de Ética | CE
  • Concurso Público Nacional Unificado
    • Convocação Novas Vagas
      • Total de Vagas
      • Aprovados / Convocados
      • Manifestação de Interesse
      • Lista de Espera
      • Retificação IBGE
      • Sub Judice
  • Federativo
    • Cooperação Federativa
    • Catálogo de Soluções | + de 30 serviços disponíveis
    • Programa Nacional de Gestão e Inovação
    • Painéis
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 Outubro ColaboraGov 2025 celebra excelência e inovação no serviço público federal
Info

Notícias

SERVIDORES PÚBLICOS

ColaboraGov 2025 celebra excelência e inovação no serviço público federal

Premiação organizada pelo MGI destacou servidores e projetos que impulsionam a modernização e a qualidade dos serviços à população
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 23/10/2025 16h15 Atualizado em 24/10/2025 10h50
WhatsApp Image 2025-10-23 at 16.05.25.jpeg
Cerimônia de premiação do Reconhecimento Profissional ColaboraGOV 2025. Fotos: Adalberto Marques/MGI
WhatsApp Image 2025-10-23 at 16.05.25 (2).jpeg
Cerimônia de premiação do Reconhecimento Profissional ColaboraGOV 2025. Fotos: Adalberto Marques/MGI
WhatsApp Image 2025-10-23 at 16.05.25 (1).jpeg
Cerimônia de premiação do Reconhecimento Profissional ColaboraGOV 2025. Fotos: Adalberto Marques/MGI

Nesta quarta-feira (22/10), foi realizada a cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2025 no Centro Empresarial CNC, em Brasília (DF). O evento organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro. A iniciativa é da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC/MGI) e busca valorizar trajetórias profissionais e reconhecer ideias inovadoras desenvolvidas pelas servidoras e pelos servidores dos 13 órgãos que compõem o ColaboraGov.

Estiveram presentes na celebração importantes autoridades, como a secretária adjunta de Serviços Compartilhados, Isabela Gebrim; a secretária executiva do Ministério do Turismo (MT), Ana Carla Lopes; a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Marques; a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Janine Santos; o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento e Orçamento, Márcio Oliveira; a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize almeida;  o diretor de negócios de governo do Banco do Brasil, Rodrigo Neves; entre outros.

Representando a ministra Esther, Isabela Gebrim destacou que o prêmio reforça que a construção de políticas públicas depende do comprometimento, vocação e persistência de pessoas que acreditam no serviço público como instrumento de transformação do Estado. Para ela, a iniciativa é mais do que apenas uma premiação, mas a promoção da cultura do reconhecimento.

“A inovação não depende necessariamente de grandes estruturas, mas de novas formas de olhar para os desafios que revelam que criatividade e compromisso podem caminhar juntos que mostram que resultados relevantes são possíveis quando se cultiva um ambiente de aprendizado contínuo de protagonismo e de compromisso com o interesse coletivo”, disse Gebrim.

Ainda sobre a inovação no serviço público, Rodrigo Neves reforçou o compromisso com a qualificação técnica dos profissionais da administração pública e com a construção de parcerias que promovem o desenvolvimento sustentável, a inovação e a transformação social. “Nossa presença, junto aos órgãos públicos, reforça a confiança, a eficiência, a capacidade de gerar impacto positivo na sociedade, como soluções que atendem as necessidades da população e fortalecem o Estado brasileiro”, afirmou.

Ao todo, foram mais de mil servidores premiados, divididos em quatro categorias: Desempenho Funcional, Ideias Inovadoras, Jubileu de Prata e Jubileu de Ouro. A categoria Desempenho Funcional homenageou servidores que se destacaram por suas competências técnicas e comportamentais nos ministérios do ColaboraGov.

Já a categoria Ideias Inovadoras premiou iniciativas criativas e proativas implementadas entre agosto de 2024 e julho de 2025 que tenham gerado benefícios significativos aos órgãos e à sociedade O Jubileu de Ouro celebrou os servidores que completaram 50 anos de serviço público federal em 2024, enquanto o Jubileu de Prata reconheceu aqueles que alcançaram 25 anos de efetivo exercício no mesmo período.

Para Mario Dehon, da Receita Federal, o prêmio significa o reconhecimento do servidor e das iniciativas que contribuem para a transformação do Estado, funcionando como uma espécie de motor, onde o reconhecimento a um servidor faz com que outros se queiram buscar na próxima edição e, dessa forma, favorecem o serviço prestado pelo governo. “O servidor público tem sempre a possibilidade de fazer a diferença, de transformar o país. E este prêmio é exatamente o reconhecimento, dessas pessoas e dessas iniciativas, que contribuem para a transformação”, explicou.

Altaci Kokama, servidora do Ministério dos Povos Indígenas, foi uma das premiadas pelo seu desempenho funcional e não escondeu a alegria de, entre tantos servidores competentes com quem tem convívio, ter sido uma das escolhidas.

Foi uma sensação maravilhosa do reconhecimento, não é nem o prêmio, é o reconhecimento de saber que o que você está fazendo, a contribuição que você faz para este país, para este governo, e tudo o que está sendo feito, é significativo. Nós somos um pontinho, e esse pontinho é reconhecido, e isso é muito bom”, disse.

A cerimônia também contou com a presença da servidora Emeriuda Borges, que recebeu o prêmio Jubileu de Ouro como reconhecimento pelos mais de 50 anos prestados ao serviço público no Poder Executivo. Para ela, o prêmio é uma honra, sendo motivo de muito orgulho por tudo o que esse tempo representou e possibilitou na vida dela. “Esses 50 anos de trabalho representam a minha vontade, sempre tive vontade de servir. E quando entrei lá, foi o que eu fiz o tempo inteiro. Servir. Servir ao público. Sempre fui comprometida com o trabalho”, contou.

Das 1.020 pessoas servidoras públicas, 607 foram agraciadas pelo prêmio Desempenho Funcional; o Jubileu de Prata homenageou 370 servidores e servidoras, enquanto o Jubileu de Ouro contou com 43 homenageados. Na categoria Ideias Inovadoras, foram 13 projetos vencedores, representando os diferentes órgãos do ColaboraGov.

Confira a lista completa dos servidores premiados.

Ideias Inovadoras

Na categoria Ideias Inovadoras, o MGI foi premiado pelos projetos “Fiscaliza SPU”, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); Catálogo Nacional de Dados, da Secretaria de Governo Digital (SGD); Contrata+Brasil, da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES); Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos do Governo Digital Federal (LanQ), da Secretaria de Governo Digital (SGD); Novo Modelo do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES); Plataforma Rede.gov.br, da Secretaria de Governo Digital (SGD); Programa LideraGOV, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); e pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU);

Na mesma categoria, foram premiados o Movimento Turismo que Protege, do Ministério do Turismo (MT); o Perícia Conectada, do Ministério da Previdência Social (MPS); a Plataforma Nexo, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); as Plataformas de Transformação Digital e a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (DIRB), ambas do Ministério da Fazenda (MF).

Conheça as iniciativas premiadas do MGI

  • Fiscaliza SPU 

O programa Fiscaliza SPU atua como um verdadeiro guardião do patrimônio da União, garantindo o uso correto e legal dos bens públicos. Os fiscais realizam vistorias, análises de documentos, verificações e visitas técnicas para identificar ocupações ou construções irregulares. A fiscalização abrange diferentes tipos de imóveis, como bens de uso comum — praias e margens de rios federais, que devem ser acessíveis a todos —, bens dominiais, destinados a usos diversos, e bens de uso especial, voltados a serviços públicos. O objetivo é assegurar que esses espaços sejam utilizados de forma adequada, em benefício da sociedade e com respeito à legislação.

Coordenador-geral da área de fiscalização da SPU, Danilo Silva conta que o projeto surgiu de uma necessidade da secretaria, onde o alto número de fiscalizações feitas pelos profissionais exigia um sistema mais fluido para uma melhor efetividade dos trabalhos. “A ideia do aplicativo foi transformar essa necessidade e facilitar a vida dos fiscais”, explica Silva.

  • Catálogo Nacional de Dados

O Catálogo Nacional de Dados centraliza e organiza informações públicas, facilitando o acesso e a compreensão por parte de governos, cidadãos, empresas e instituições de pesquisa. Por meio de soluções de código aberto e padrões governamentais, o sistema disponibiliza metadados sobre conjuntos de dados gerenciados pelo poder público, promovendo interoperabilidade entre diferentes plataformas. A iniciativa fortalece a transparência, o reuso e a governança de dados, estimulando a inovação e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos e privados no país.

Daniela Menezes afirmou que o projeto foi desafiador especialmente nos primeiros passos, visto que havia muita resistência de adentra o mundo da governança de dados, mas que, agora, com o crescimento assustador da inteligência artificial, é consensual a necessidade de investir no assunto. “Com o catálogo de dados, conseguimos saber quais são os dados em poder do governo, isso vai ajudar a aprimorar a interoperabilidade e promover melhores serviços para o cidadão de forma geral”, explica Menezes.

  • Contrata+Brasil

O Contrata+Brasil é uma plataforma do governo federal que conecta compradores públicos da União, estados e municípios a fornecedores de todo o país, com foco inicial em microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa busca facilitar contratações públicas, ampliar as oportunidades de negócios locais e impulsionar a geração de emprego e renda em diversas regiões do Brasil.

Um dos premiados pelo projeto, Kadu Abreu explica que um dos maiores desafios enfrentados pela equipe foi a questão externa, com órgãos de controle e também a questão normativa. Todas essas dificuldades, de acordo com Kadu, tornam o reconhecimento ainda mais especial.

"É um projeto que tem muita capilaridade, principalmente para os fornecedores e na questão das contratações públicas. Então, assim, é um reconhecimento muito legal”, conta Abreu.

  • Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos do Governo Digital Federal (LabQ)

O LabQ é um laboratório de experimentação e (re)desenho de serviços públicos digitais ele utiliza métodos, técnicas e ferramentas de Experiência do Usuário (UX) e Experiência do Cidadão (CiX) para diagnóstico e identificação de oportunidades de melhoria e inovação – sem custo para o seu órgão. Seu objetivo é colaborar com gestores para oferecer serviços públicos que atendam às necessidades dos cidadãos de maneira simples e amigável, garantindo uma experiência positiva na sua utilização.

Novo modelo do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

O Novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) moderniza a administração pública ao substituir o controle de ponto pelo foco em resultados. A iniciativa busca alinhar as atividades dos servidores às metas e estratégias institucionais, estimulando maior eficiência e qualidade nas entregas. Com isso, o programa se consolida como um instrumento de gestão voltado à melhoria do desempenho e à valorização do trabalho no serviço público.

  • Plataforma Rede GOV.BR

A Plataforma Rede GOV.BR oferece uma solução integrada que auxilia gestores municipais a identificar desafios e elaborar planos de ação voltados à transformação digital. A iniciativa apoia as prefeituras na modernização da gestão pública, promovendo maior eficiência, inovação e qualidade na oferta de serviços digitais à população.

  • Programa LideraGOV

O Programa LideraGOV forma uma rede de servidores públicos qualificados para exercer funções de liderança estratégica, comprometidos com a inovação e a melhoria dos serviços ao cidadão. Desenvolvido pelo MGI em parceria com a ENAP, o programa oferece formação intensiva, mentorias e acompanhamento contínuo para estimular o autodesenvolvimento e o trabalho em rede. Em sua 5ª edição, o LideraGOV já capacitou 239 líderes de diferentes instituições federais, com destaque para a 4ª edição, que teve uma turma composta exclusivamente por pessoas negras, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial.

  • Concurso Público Nacional Unificado – CPNU

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é um modelo de seleção inovador, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. A primeira edição foi realizada em 2024 e ofertou 6.640 vagas.

A segunda edição está em andamento e oferta 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias — a primeira fase foi realizada em 05 de outubro e a segunda será em 12 de dezembro — em centenas de municípios de todo o país.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: PRÊMIO RECONHECIMENTO PROFISSIONALCOLABORAGOVSERVIDORES PÚBLICOS
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Estratégia e Governança
      • Processo Eletrônico Nacional (PEN)
      • Programa Nacional de Processo Eletrônico
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Pró-Integridade
      • Sustentabilidade
      • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
    • Análise de Impacto Regulatório (AIR)
      • Dispensas de AIR
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e transferências de recursos financeiros
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Protocolo de Intenções
      • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos
      • PDA
      • Painel de Dados Abertos da CGU
      • Portal Brasileiro de Dados Abertos
    • Informações Classificadas
      • Formulário para desclassificação de informações
      • Pedido de Desclassificação de Informação ou de revisão da classificação de informações classificadas
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
    • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público 2025
    • Perguntas Frequentes
      • Concursos Públicos
      • Sigepe
      • Ponto eletrônico
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Servidores
      • Servidores
      • Concursos públicos
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Capacitação
      • Avaliação de Desempenho Institucional
      • Seleções Públicas
    • Sanções Administrativas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes (“Quem é quem”)
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Estratégia e Governança
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Execução orçamentária e financeira
      • Demonstrações Contábeis
      • Demonstrativo Bimestral Orçamentário e Financeiro
      • Obras
      • Licitações e Contratos
      • Vagas de Consultoria
      • Empregados Terceirizados
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Abordagens, Determinações e Recomendações de Órgãos de Controle
      • Rol de Responsáveis
      • Acórdão TCU nº 1.286/2021
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Contatos e horário de atendimento
      • Transferências
    • Privacidade e proteção de dados
    • Estratégia e Governança
    • Acordos de Cooperação com a Sociedade Civil
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
    • Ações afirmativas na Gestão
      • Reserva de vagas para negros em concursos públicos​
      • Reserva de vagas para indígenas em concursos públicos
      • Reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos
    • Almoxarifado Virtual Nacional
    • Central de Compras
      • Almoxarifado Virtual Nacional
      • MobGov
      • Taxigov
      • Transparência
      • Projetos em Andamento
      • Formulários
      • Serviço Centralizado de Limpeza
      • Ações para o G20 no Brasil
      • Codificagov
      • Mais serviços
      • Conheça a SEGES e a Central de Compras
      • Central de Compras
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Compra Direta de Passagens
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Gestão abre Intenção de Registro de Preços para contratação de serviço móvel pessoal com gerenciamento de dispositivos
      • 3º Seminário de Boas práticas em Contratações Públicas
    • Comissão dos Ex-Territórios Federais
      • Atas de Julgamento
      • Portarias de Deferimentos
      • Notícias
      • Fatos ou Fakes?
      • Legislação
      • Central de Atendimento CEEXT
      • Roda de conversas
      • Notificações
    • Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável
      • Sobre a Comissão
      • Resoluções, Atas e Comunicados
      • Dados e Estudos
      • Normativos
      • Eventos
      • Eventos
      • ENCP
    • Compras governamentais
    • Conta gov.br
    • Contratação de mulheres em situação de violência
      • Perguntas Frequentes
      • Legislação
      • Alteração do Decreto 11.430/23: agiliza adesão e reforça responsabilidades na política de cotas para mulheres em situação de violência doméstica
    • Especial - Imóvel da Gente
    • Empresas Estatais Federais
      • A SEST
      • Agenda Pública
      • Dados Gerais: Conselhos e Estatais
      • Empresas Estatais Federais
      • Espaço do Conselheiro
      • Governança
      • IG-SEST
      • Legislação
      • Orçamento
      • Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais
      • Panorama das Estatais
      • Pessoas
      • Quem é Quem
      • Transparência
    • Corregedoria
      • NOTÍCIAS
      • Documentos e Pdfs
      • Instrução Normativa CORREG/MGI nº 22, de 16 de julho de 2024:
    • Gestão e Inovação
      • Compras públicas centralizadas
      • Informações, sistemas e serviços de gestão
      • Inovação Governamental e Carreiras Transversais
      • Modelos organizacionais
      • Contratações públicas, normas e sistemas de logística
      • Transferências da União e Monitoramento de Obras Públicas
    • Governo Digital
      • Governo Digital
    • Meu Imóvel Rural
      • FAQ
    • Nova Lei de Licitações
    • Patrimônio da União
      • Governança
      • História da SPU
      • Estrutura Organizacional
      • Serviços da SPU
      • Fale Conosco SPU
      • Ouvidoria
      • Perguntas e respostas
      • Atendimento ao cidadão
      • Perguntas frequentes
      • Estrutura Organizacional
      • Destinação - Entidades
      • Secretaria do Patrimônio da União
      • Imóvel da Gente
      • Programas e Ações
      • Geoportal
      • Projeto Racionaliza
      • Gestão de Praias
      • Carta de Serviços SPU
    • Pesquisa Vozes
      • Perguntas e Respostas - Pesquisa Vozes no Serviço Público
      • Passo a passo
      • Experiências internacionais
      • Cronograma
      • Taxa de adesão
      • Quem é Quem na Pesquisa Vozes
      • Uso dos dados
      • Arquivos
      • Relatórios
    • Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do MGI 2024-2026
    • Portal de Compras
    • Portal do Servidor
    • Programa de Gestão e Desempenho
      • Portal PGD
      • glossário
    • Receitas Patrimoniais
      • Receitas Patrimoniais
    • Serviços Compartilhados
    • Sistema de Concessão de Passagens
    • Transferegov.br
    • Cine Bloco K
    • Transformação do Estado
    • Congresso do CLAD 2024
    • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • MGI na COP30
    • Balanço das Ações 2023/25
  • Canais de Atendimento
    • Chat de atendimento da conta gov.br
    • Contatos
    • Fale Conosco
    • Imprensa
      • Avisos de Pauta
    • Ouvidoria
      • Serviços
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Central de atendimento aos usuários de serviços e sistemas do MGI
  • Central de Conteúdo
    • Publicações
      • Apresentações
      • Artigos
      • Boletins
      • Demonstrações Contábeis
      • Editoriais
      • Manuais
      • Revistas
      • Planos
      • Guias
      • Livro CPNU
    • Balanços da Gestão
      • Balanço - 2024
      • 6 meses
      • 100 dias
      • Balanço das Ações 2023/25
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • Linkedin
      • YouTube
      • Flickr
      • Regras de convivência
      • Bluesky
    • Relatórios das Estatais
    • Relatório States of the Future
      • Relatório Multimídia
      • Relatório States of the Future - Versão em Português
      • Final Report States of the Future - English Version
      • Informe Final State of the Future - Espanõl Versión
    • Documento de discussão - “Um Estado inclusivo, democrático e efetivo a serviço da população brasileira”
    • Estado, Democracia e Desigualdades Na América Latina e Caribe
  • Composição
    • Quem é Quem
      • Ministra e Órgãos de Assistência Direta
      • Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado | SETE
      • Secretaria de Gestão e Inovação | SEGES
      • Secretaria de Governo Digital | SGD
      • Secretaria de Gestão de Pessoas | SGP
      • Secretaria de Relações de Trabalho | SRT
      • Secretaria do Patrimônio da União | SPU
      • Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais | SEST
      • Secretaria de Serviços Compartilhados | SSC
      • Arquivo Nacional | AN
      • Comissão de Ética | CE
  • Concurso Público Nacional Unificado
    • Convocação Novas Vagas
      • Total de Vagas
      • Aprovados / Convocados
      • Manifestação de Interesse
      • Lista de Espera
      • Retificação IBGE
      • Sub Judice
  • Federativo
    • Cooperação Federativa
    • Catálogo de Soluções | + de 30 serviços disponíveis
    • Programa Nacional de Gestão e Inovação
    • Painéis
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca