Notícias
PNGI
Juiz de Fora conclui plano de trabalho do Programa Nacional de Gestão e Inovação
A assessora do MGI, Ana Laura Becker, e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, comemoram a conclusão do plano de trabalho do PNGI no município. Foto: divulgação AECF/MGI
Juiz de Fora (MG) deu mais um passo na parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ao concluir, na última semana (31/10), o plano de trabalho que orientará a implementação do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) no município. O documento define as prioridades locais e as soluções que serão adotadas para fortalecer a capacidade de gestão e aprimorar a oferta de serviços públicos à população.
No Brasil, apenas quatro capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes são atualmente lideradas por mulheres e Margarida Salomão é a primeira Prefeita a firmar parceria com o MGI. Este é um passo importante dado pelo MGI para apoiar no fortalecimento das lideranças femininas à frente das cidades e na construção de uma gestão pública mais inclusiva, inovadora e comprometida com resultados para a população.
A etapa marca o início da execução prática das ações pactuadas entre a prefeitura e o MGI, consolidando a cooperação iniciada em setembro, quando Juiz de Fora aderiu ao programa. O PNGI oferece um portfólio de mais de 30 soluções gratuitas voltadas à transformação digital, à modernização das compras públicas e à capacitação de servidores.
Segundo Ana Laura Becker, da Assessoria de Cooperação Federativa do MGI, o avanço da parceria mostra o papel transformador da cooperação federativa no município. “Como instrumento de fortalecimento da gestão pública, o PNGI promove a integração entre União e municípios, convertendo experiências bem-sucedidas em resultados concretos para a população de Juiz de Fora”, destacou. Com o plano de trabalho finalizado, Juiz de Fora se prepara para iniciar a implantação das 13 iniciativas selecionadas. Entre as soluções de destaque para a Prefeitura, no plano de trabalho, estão Laboragov, Geoportal e Tranferegov.
De acordo com a prefeita Margarida Salomão, a adesão ao PNGI conecta a cidade a uma agenda nacional de modernização do Estado e dá acesso a ferramentas que impactam diretamente a vida das pessoas. “É motivo de grande orgulho sermos pioneiros nessa parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com o governo federal reconhecendo nosso potencial de inovação na política, na administração pública e também a liderança de mulheres nestes espaços”, comemorou.
A execução será acompanhada tecnicamente pela equipe do MGI, por meio da Diretoria de Inovação Governamental (Dinov/Seges) e da Assessoria Especial de Cooperação Federativa (AECF) - para garantir que as ações estejam alinhadas às metas do programa e às necessidades do município.
O Acordo de Adesão de Juiz de Fora ao PNGI foi assinado no dia 9 de setembro, formalizando a parceria entre o governo federal e o município e abrindo caminho para a construção conjunta do plano de trabalho agora concluído.