Notícias
EVENTO
Arquivo Nacional promove a 9ª Semana Nacional de Arquivos
De 9 a 13 de junho, o Arquivo Nacional promove a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), com o tema “Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade”. A programação conta com atividades presenciais e online, todas gratuitas, voltadas à reflexão sobre os impactos da crise climática sobre o patrimônio documental.
A iniciativa oferece ao público mesas de debate com especialistas nacionais e internacionais, oficinas com certificação, visitas guiadas e apresentações culturais. As ações ocorrem na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e na Superintendência Regional em Brasília, com transmissões ao vivo pelo canal oficial no YouTube: @ArquivoNacionalBrasil.
Entre os destaques da programação estão a mesa de abertura sobre preservação documental em contextos climáticos desafiadores, debates sobre arquivos comunitários e combate ao tráfico ilícito de documentos, além de oficinas voltadas à conservação de acervos e à identificação de documentos arquivísticos digitais. O secretário-executivo adjunto do MGI, Adauto Modesto, comporá a mesa.
A Semana Nacional de Arquivos é uma ação integrada do Arquivo Nacional com instituições de memória de todo o país, visando ampliar o acesso da sociedade ao patrimônio documental e estimular a participação cidadã em temas relevantes para a preservação da história.
Confira alguns destaques da programação:
9 de junho (segunda-feira)
· 14h | Mesa de Abertura: Preservação documental em contextos climáticos desafiadores: experiências das regiões Norte e Nordeste
· 16h | Cerimônia oficial de abertura
10 de junho (terça-feira)
· 15h | Mesa: Os Arquivos Comunitários na 2ª Conferência Nacional de Arquivos
· Oficina "Preserve a sua História" (Brasília)
· Visitas guiadas no Rio de Janeiro e em Brasília
11 de junho (quarta-feira)
· 10h |Evento para famílias com performance artística
· 14h | Mesa: Desafios dos Arquivos diante de eventos climáticos extremos
12 de junho (quinta-feira)
· Oficina: Identificação de Documentos Arquivísticos Digitais
· Continuação da oficina "Preserve a sua História"
· Visita "Arquivo de Portas Abertas" (RJ)
13 de junho (sexta-feira)
· 15h30 | Mesa: O Combate ao Tráfico Ilícito e a Salvaguarda do Patrimônio Documental
· 17h30 | Evento de encerramento com apresentações culturais e forró
Endereços:
· Arquivo Nacional – Sede: Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
· Superintendência Regional – SIG Quadra 06, Lote 800 – Brasília/DF
A programação completa e os formulários de inscrição estão disponíveis no portal oficial do Arquivo Nacional: www.gov.br/arquivonacional
MGI NA COP 30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo. A COP30 ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
O Ministério da Gestão atua na agenda de clima e sustentabilidade em seis grandes eixos: Transformação digital como propulsora da transição ecológica; Produção e gestão de dados sobre a conservação e uso sustentável das terras; Uso do poder de compra do Estado para promoção de um desenvolvimento sustentável; Resiliência e resposta a eventos climáticos; Governança da propriedade estatal de empresas; e Capacitação de servidores para às mudanças climáticas .
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.