Notícias
COOPERAÇÃO FEDERATIVA
Recife se une ao governo federal para acelerar gestão e inovação dos serviços públicos
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o prefeito do Recife, João Campos, formalizam a adesão da capital pernambucana ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Foto: Jhon Braga.
O governo federal e a prefeitura de Recife anunciaram, nesta terça-feira (16/12), a adesão da capital pernambucana ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), iniciativa que oferece mais de 30 soluções gratuitas para aprimorar a gestão pública e modernizar a prestação de serviços à população. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e pelo prefeito João Campos. Com a entrada de Recife, o programa passa a contar com a pactuação de 22 estados – incluindo Pernambuco – e outras 16 cidades.
De acordo com a ministra, a parceria vai otimizar recursos e fortalecer a entrega de serviços à população, com o compartilhamento de experiências em diversos âmbitos da gestão, como pessoa, patrimônio, área digital, entre outros. “A ideia do PNGI é tanto levar soluções federais, quanto pegar soluções boas dos nossos municípios, estados e nacionalizar”, disse.
Recife já vinha contribuindo com a agenda de inovação nacional. A capital foi inspiração e parceira inicial na criação do Contrata+Brasil, plataforma do governo federal que simplifica contratações públicas locais e conecta compradores a pequenos fornecedores. Lançada em fevereiro de 2025, a solução já reúne mais de 7 mil fornecedores credenciados, volume contratado de R$ 10,4 milhões e a adesão de 1.167 órgãos públicos em várias regiões do país.
Desde fevereiro deste ano, a capital pernambucana também já conta com sete unidades do Balcão GOV.BR, que oferece atendimento presencial para pessoas que enfrentam dificuldades no uso do GOV.BR - como idosos, pessoas sem acesso à internet ou com baixa alfabetização digital. Atualmente, o programa está disponível em 14 estados, 93 municípios e já conta com 118 unidades de atendimento, que podem ser encontradas no gov.br/presencial.
O prefeito de Recife, João Campos, exaltou o “cuidado federativo” que o governo federal tem tido, levando boas práticas para cidades e estados brasileiros. “Com a adesão ao PNGI, poderemos compartilhar experiências, treinamentos e ter uma equipe dedicada exclusivamente à cidade do Recife para podermos compartilhar as boas práticas. E, mais do que isso, vamos colocar em prática aquilo que manda o bom manual de gestão, com foco no cidadão”, afirmou Campos.
PNGI
Criado no final de 2023, o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) iniciou com foco inicial na parceria com governos estaduais, que se comprometiam a replicar as soluções para os municípios. Em 2024, foi iniciada uma nova etapa de expansão, voltada para capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, ampliando o alcance da estratégia nacional de gestão pública. Cada ente participante passa a contar com o acompanhamento direto de gerentes do MGI por dois anos, em um processo contínuo de cooperação, planejamento e implementação de melhorias.